Vítor Bento eleito presidente da Associação Portuguesa de Bancos

Vítor Bento foi eleito esta segunda-feira, por unanimidade, presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB), substituindo Faria de Oliveira no cargo.

Vítor Bento foi eleito esta segunda-feira presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB) para os próximos três anos, substituindo Faria de Oliveira no cargo.

Estou ciente dos múltiplos desafios com que o setor está confrontado e colocarei o meu empenho na superação desses desafios e no reconhecimento social do enorme contributo da banca para o progresso económico e o bem-estar da sociedade”, afirmou o novo líder da APB em comunicado.

Vítor Bento foi eleito em assembleia-geral por unanimidade e vai agora cumprir um mandato até 2023. Integram ainda a direção da APB como vice-presidente Miguel Maya (BCP) e como vogais Paulo Macedo (CGD), João Oliveira e Costa (BPI), António Ramalho (Novo Banco), Pedro Castro e Almeida (Santander Totta), Licínio Pina (Crédito Agrícola), Carlos Tavares (Banco Montepio) e Carlos Rodrigues (Big).

Norberto Rosa e Catarina Cardoso mantêm-se como secretário-geral e diretora-geral da associação, respetivamente.

“É a pessoa certa”, diz Faria de Oliveira

Na despedida, Faria de Oliveira, que presidiu à APB entre 2012 e maio de 2021, frisou a “honra e privilégio em ter sido membro da direção da durante uma década difícil”. Também elogiou a escolha de Vítor Bento: “É a pessoa certa para liderar a associação, num contexto que obriga a olhar o futuro com enorme visão estratégica”.

Vítor Bento é licenciado em Economia pelo ISEG, mestre em Filosofia pela Faculdade de Ciências Humanas, da Universidade Católica Portuguesa, doutorado em Estudos Estratégicos pelo ISCSP e certificado em Corporate Governance pelo INSEAD.

Na atividade profissional, a posição mais recente foi de presidente da SIBS e é atualmente membro do Conselho Superior da Universidade Católica e Professor Catedrático convidado do ISCSP, da Universidade de Lisboa. Também foi CEO do BES e do Novo Banco em 2014.

(Notícia atualizada às 20h54)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vítor Bento eleito presidente da Associação Portuguesa de Bancos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião