Quem vai ganhar o Euro? Depois de Portugal, Goldman Sachs entrega o troféu à Bélgica

Modelo do Goldman Sachs prevê que Portugal chega às meias finais, mas perde para a Bélgica. Italianos disputam final com belgas, segundo as previsões do banco de investimento.

Quem é que vai ganhar o Euro 2020, que foi adiado para 2021 por causa da pandemia? Muitos têm as suas apostas e formas de tentar adivinhar o vencedor, e até o Goldman Sachs tentou perceber quem iria levantar o troféu. Segundo as previsões do banco de investimento, não é Portugal. A Bélgica pode levantar a taça.

“A Bélgica vai ganhar o Euro pela primeira vez na história, batendo por pouco a Itália a 11 de julho“, diz o banco, numa nota de research. A razão pela qual o modelo desenhado pelo Goldman Sachs dá a vantagem aos belgas é principalmente o alto resultado no rating de futebol Elo, “onde ocupa o primeiro lugar entre as nações europeias, atrás apenas do Brasil”.

Apesar de considerar que a Bélgica será campeã, o banco prevê que será uma “disputa renhida entre Bélgica, Itália, Portugal e Espanha, que chegam todos às meias-finais”. O modelo desenhado pelo banco vê Portugal perder para a Bélgica e Espanha para Itália.

Já a Alemanha deverá perder para a Inglaterra durante os oitavos de final, já que o efeito positivo de torneio é superado pelo baixo ranking Elo, segundo as previsões dos analistas, que foram revistas várias vezes, segundo ironizam os alemães.

Alguns elementos inesperados desta previsão, destacados pelos analistas, são que as projeções apontam para que a Dinamarca tenha um bom desempenho, vencendo o seu grupo e perdendo apenas para Portugal. Por outro lado, a França, que é campeã mundial, tem uma pontuação elevada de Elo, mas é “penalizada no modelo por uma fase de grupos difícil, falta de vantagem em casa e pouco momentum em jogos recentes”.

Para estas previsões, o Goldman Sachs utilizou uma base de dados de seis mil jogos desde 1980 e dados históricos, além de considerar fatores como forma atual, vantagem em casa e rankings Elo.

A pesquisa concluiu que o número de golos marcados por cada equipa podem ser explicados pela força do plantel (medido com o World Football Elo Rating), os golos marcados e sofridos em jogos recentes, a vantagem em casa e um efeito de torneio (o que mostra que alguns países tendem a ter um desempenho melhor em torneios em comparação com sua classificação).

Contas feitas, o Goldman Sachs calcula que a Bélgica tem 17,1% probabilidades de ganhar o torneiro, número que desce para 13,1% para Espanha e 12,9% para Itália. Já a probabilidade de uma vitória portuguesa é de 9,5%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quem vai ganhar o Euro? Depois de Portugal, Goldman Sachs entrega o troféu à Bélgica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião