Governo aprovou 30% dos pedidos de empréstimo que recebeu para as rendas

  • ECO
  • 8 Junho 2021

Desde que os apoios às rendas arrancaram, o Governo concedeu cerca de dois milhões de euros em apoios a 769 famílias. Número de candidaturas foi bastante superior.

Desde que os empréstimos às rendas arrancaram, em abril do ano passado, o Governo já concedeu cerca de dois milhões de euros a 769 famílias para as ajudar a suportar o peso desta despesa. Junho é o último mês em que estes apoios estão em vigor e, de acordo com o Público (acesso condicionado), muitas famílias queixam-se da demora na obtenção de respostas e até no recebimento destes empréstimos.

Num espaço de 16 meses, o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) recebeu 3.309 pedidos de ajuda ao pagamento das rendas, relativos a 2.553 famílias, de acordo com dados cedidos pelo Ministério da Habitação. Contudo, só 30% destas famílias foram ajudadas até ao momento. O valor total dos empréstimos concedidos (que inclui prorrogações) ronda os dois milhões de euros.

Mas, de acordo com o Público, há várias famílias a queixarem-se da dificuldade na obtenção de respostas e na demora no recebimento destes apoios, o que, em alguns casos, até ameaça acabar em despejos. Nestes 16 meses, houve 1.351 candidaturas arquivadas, rejeitadas, indeferidas ou que resultaram em desistência por parte dos requerentes. Contam-se ainda 1.061 que foram devolvidas ou que aguardam o envio de dados adicionais e 126 que estão em avaliação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo aprovou 30% dos pedidos de empréstimo que recebeu para as rendas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião