Pandemia acentuou crise de confiança dos europeus

  • ECO
  • 9 Junho 2021

Um relatório concluiu que a crise de confiança dos europeus agravou-se com a pandemia, com a maioria a acreditar que o sistema político da UE está "em rutura".

Os europeus estão a atravessar uma forte crise de confiança, que piorou ainda mais com a pandemia. Esta é a conclusão do relatório do European Council on Foreign Relations (ECFR), citado pelo Público (acesso condicionado), que denuncia a falta de confiança na União Europeia (UE), nos sistemas políticos nacionais e nas alianças históricas. O documento nota ainda que a UE tem de mudar para ser um ator internacional mais influente.

Com base em inquéritos realizados em 12 Estados-membros, incluindo Portugal, o relatório concluiu que a resposta à pandemia e a gestão do processo de aquisição e distribuição de vacinas prejudicaram a confiança dos cidadãos na UE. A maioria dos inquiridos acredita que sistema político europeu está “em rutura”, com destaque para 31% dos portugueses que disseram que a sua confiança na UE já era baixa ou que se deteriorou ao longo de 2020.

“A forma como a UE lidou com a pandemia (…) minou a confiança na sua capacidade de agir face à crise”, diz Susi Dennison, investigadora principal e diretora do programa “European Power” do ECFR, e coautora do relatório. “Se a UE quiser ultrapassar a próxima fase da pandemia, e qualquer outro desafio à sua legitimidade, é imperativo que ouça os seus cidadãos. Os europeus querem uma liderança decisiva”, acrescenta Jana Puglierin, outra coautora do relatório.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pandemia acentuou crise de confiança dos europeus

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião