Hoje nas notícias: Leão, BES e autotestes

  • ECO
  • 11 Junho 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O ministro das Finanças diz que o país está a “sair do túnel” no que toca à pandemia. Esta é uma das notícias que está a marcar o dia, juntamente com o império Espírito Santo, que só paga 2,6% das suas dívidas. Ainda no BES, destaque para o Sporting, que recebeu 13,7 milhões do BES Angola em 2011 e 2012. Por fim, um dos assuntos do momento: Lisboa também partilhou dados de manifestantes com Israel, China e Venezuela.

“Estamos num momento de viragem, a sair do túnel”, diz Leão

O ministro das Finanças revela que a recuperação do país está em andamento e que este é um “momento de viragem”, em que Portugal está “a sair do túnel”. Contudo, há um grande desafio a curto prazo, diz, que é o facto de a recuperação estar a acontecer a um ritmo desigual. Para o futuro, João Leão antecipa um Orçamento do Estado “sem austeridade”. Leia a notícia completa no Jornal Económico (link indisponível)

Império Espírito Santo só paga 2,6% das dívidas

O que resta do império Espírito Santo — ESI, Rioforte e ES Control — vale cerca de 300 milhões de euros. Este valor é a soma dos bens depositados em cada uma das holdings, que estão atual­mente em liquidação no Luxemburgo para serem distribuídos pelos credores. É o equivalente a perto de 2,6% do valor dos créditos que estão a ser reclamados junto daquelas empresas. Contudo, as reclamações de crédito às três sociedades que foram já entregues ascendem a 11,5 mil milhões de euros. Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago)

Sporting recebeu 13,7 milhões do BES Angola em 2011 e 2012

A Sporting SAD terá recebido de uma conta do BES Angola (BESA) no Banco Espírito Santo (BES), entre julho de 2011 e maio de 2012, 13,7 milhões de euros em transferências. À época, o BESA era presidido por Álvaro Sobrinho, banqueiro luso-angolano. A primeira operação, de dois milhões, foi efetuada um mês depois de a SAD ter celebrado uma parceria com a Holdimo, empresa de Sobrinho, após um pedido de apoio solicitado pelo Sporting. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Lisboa também partilhou dados de manifestantes com Israel, China e Venezuela

Em junho de 2019, a Câmara de Lisboa partilhou com a Embaixada de Israel em Lisboa informação sobre uma ação de sensibilização que ia acontecer na capital, organizada pelo Comité de Solidariedade com a Palestina, para desmotivar um cantor de tocar em Telavive. A autarquia admitiu ainda que tinha também partilhado informações sobre a manifestação do Grupo de Apoio ao Tibete com a Embaixada da República Popular da China e ainda sobre a concentração “em solidariedade com o povo da Venezuela” com a Embaixada da Venezuela. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Autotestes em massa à Covid-19 não estão a ser comunicados

Até 7 de junho, apenas 1.739 cidadãos indicaram no portal público que realizaram um autoteste à Covid-19. Porém, desde que estes testes passaram a ser comercializados no país, no início de março, as farmácias e parafarmácias já venderam mais de 500 mil dispositivos. Os dados dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) indicam que do universo de 1.739 registos, 156 tiveram resultado positivo e 24 foram inconclusivos. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Leão, BES e autotestes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião