Sporting recebeu 13,7 milhões do BES Angola em 2011 e 2012

  • ECO
  • 11 Junho 2021

Ministério Público suspeita de que investimento de Álvaro Sobrinho (dono da Holdimo, que tem parceria com a SportinSAD) terá legalizado verba alegadamente desviada do BESA.

A Sporting SAD terá recebido de uma conta do BES Angola (BESA) no BES, entre julho de 2011 e maio de 2012, 13,7 milhões de euros em transferências. À época, o BESA era presidido por Álvaro Sobrinho, banqueiro luso-angolano. A primeira operação, de dois milhões, foi efetuada um mês depois de a SAD ter celebrado uma parceria com a Holdimo, empresa de Sobrinho, após um pedido de apoio solicitado pelo Sporting, noticia o Correio da Manhã (acesso pago).

A revelação destas transferências financeiras consta de uma certidão extraída de um processo no qual Álvaro Sobrinho é arguido, para o caso Grupo Espírito Santo (GES). Segundo o documento, terão sido realizadas um total de 11 transferências bancárias de uma conta do BESA para o Sporting.

A parceria entre a empresa de Sobrinho e os “leões” iniciou-se em junho de 2011, tendo a Holdimo adquirido, por 16 milhões de euros, uma percentagem dos direitos económicos de 17 jogadores. Em 2013 houve um reforço e passou para 28 jogadores por mais de 20 milhões de euros. Em 2014, no âmbito da reestruturação da dívida, a Sporting SAD fez um aumento de capital e a Holdimo converteu um crédito de 20 milhões em direitos económicos em ações do mesmo valor, passando a deter uma participação de quase 30% no capital. O Correio da Manhã indica que o Ministério Público abriu um inquérito à operação pois suspeita de que Sobrinho, com esse investimento, terá legalizado essa verba alegadamente desviada do BESA.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sporting recebeu 13,7 milhões do BES Angola em 2011 e 2012

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião