Cevian Partners assume 5% da Aviva plc e pressiona gestão de Amanda Blanc

  • ECO Seguros
  • 14 Junho 2021

O fundo ativista assume que, em 2022, a seguradora britânica estará em posição de devolver 5 mil milhões de libras esterlinas em capital aos acionistas, duplicando o valor de dividendos.

A Cevian Capital LLP, escritório londrino do fundo ativista sueco, anunciou que detém 4,95% da Aviva Plc, esperando beneficiar dos ganhos que a seguradora britânica prometeu devolver a acionistas, após encaixar 7,5 mil milhões de libras esterlinas (cerca de 8,7 mil milhões de euros) na sequência de oito operações de desinvestimento, reorientando a estratégia para focar a companhia em três mercados (Reino Unido; Irlanda e Canadá).

“A Aviva tem sido mal gerida há vários anos, retardando alguns dos seus principais negócios principais de elevada qualidade, por causa de custos elevados e uma série de más decisões estratégicas,” dispara Christer Gardell, Managing Partner e co-founder da Cevian, num comunicado citado pela Reuters.

O plano de desinvestimentos da Aviva Plc foi concluído há poucos meses, com o encaixe das operações vendidas a marcar o mandato de Amanda Blanc, presidente executiva (CEO) da Aviva desde julho de 2020. Amanda Blanc anunciou, em maio deste ano, que parte do dinheiro obtido com as vendas seria restituído aos acionistas, mas não detalhou quanto vai distribuir.

De acordo com a agência noticiosa internacional, analistas calculam que a seguradora terá entre 3,7 mil milhões e 6,6 mil milhões de libras esterlinas em excedente de capital após a venda de ativos, em grande parte na Europa.

Com o pacote de 195 milhões de ações que detém na Aviva Plc, o fundo ativista torna-se um dos três maiores acionistas individuais da seguradora britânica e já pressiona a administração. A estratégia de poupança delineada pela Aviva, em 2020, projeta reduzir 300 milhões de libras de custos até 2022. Após ter adquirido cerca de 4,95% da Aviva, a Cevian afirmou também que a margem para cortar custos é de, pelo menos, 500 milhões de libras até 2023.

A Cevian Capital Partners, posicionada entre os maiores hedge funds europeus e caracterizado por desenvolver ativismo social construtivo, gere mais de 16 mil milhões de dólares de 350 fundos de pensões. O montante investido por empresa oscila entre os 500 milhões e 1,5 mil milhões de euros, pontualmente alocando mais recursos em participações qualificadas de maior interesse. Os fundos Cevian também se caracterizam pela permanência (nas participadas) por períodos de três a 5 anos (em alguns casos mais), sempre focados na “competitividade e rentabilidade” dos negócios investidos.

A Cevian Capital, fundada em 2002 por Lars Förberg e Christer Gardell, detém participações minoritárias em empresas europeias cotadas em bolsa, mantendo carteira concentrada em 10 a 15 empresas alvo. A estratégia de investimento suportada por recursos de fundos de pensões, fundações e fundos soberanos, é desenvolvida e aconselhada desde três escritórios (Estocolmo, Zurique e Londres).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cevian Partners assume 5% da Aviva plc e pressiona gestão de Amanda Blanc

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião