Banco polaco do BCP põe 100 milhões de lado para créditos hipotecários

Polaco Bank Millennium, controlado em mais de 50% pelo BCP, pôs de lado mais de 100 milhões de euros para riscos legais relacionados com os empréstimos hipotecários em francos suíços.

O BCP revelou esta quarta-feira que o seu banco na Polónia constituiu provisões no valor de 460 milhões de zlotys (102 milhões de euros) para enfrentar os riscos legais relacionados com os empréstimos hipotecários em moeda estrangeira originados pelo Bank Millennium.

Em comunicado, adianta ainda que a administração do Bank Millennium (controlado em 50,1% pelo BCP) decidiu registar provisões adicionais de 53,6 milhões zlotys (quase 12 milhões) para riscos legais relacionados com a carteira de crédito originada pelo Euro Bank, adquirido em 2019 ao Société Générale.

O banco justifica o reforço de provisões com as “tendências negativas nas decisões judiciais e a entrada de novos processos judiciais” em relação a esta caso conhecido como “Francowicze”, e também com “as alterações na metodologia de avaliação de risco”.

Nessa medida, revela que, “apesar do sólido desempenho operacional”, o Bank Millennium deverá apresentar um resultado negativo no segundo trimestre.

“Informações adicionais sobre os riscos legais e os resultados do segundo trimestre serão divulgadas na informação ao mercado sobre os resultados em 26 de julho”, frisa o banco no comunicado.

O caso “Francowicze” tem anos. Na década passada, os polacos contraíram empréstimos em francos suíços para beneficiarem de um zloty forte e de taxas de juro baixas na Suíça. Entretanto, com a crise, a moeda helvética disparou no mercado cambial, agravando o valor das dívidas das famílias para níveis impagáveis. Muitas foram para tribunal nos últimos anos para contestar estas dívidas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco polaco do BCP põe 100 milhões de lado para créditos hipotecários

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião