Em isolamento ainda que vacinado? Em Portugal sim, mas noutros países a recomendação é diferente

Em Portugal, por enquanto, os vacinados têm de fazer quarentena se tiverem contacto com um caso positivo. O mesmo não acontece na Alemanha, Canadá, Espanha, EUA e, a partir de agosto, no Reino Unido.

O isolamento a que António Costa esteve sujeito depois de ter contactado com um caso positivo, levantou a polémica: é mesmo necessário ficar em isolamento se já estiver totalmente vacinado com a Covid-19? As opiniões dividem-se e cada país tem a sua recomendação.

No final do mês de junho o primeiro-ministro entrou em isolamento profilático por indicação das autoridades de saúde por um membro do seu gabinete ter testado positivo à Covid-19. À saída da quarentena, Costa disse que “todos temos de compreender que, mesmo vacinados, temos de continuar a cumprir as instruções das autoridades de saúde”.

Mas o seu isolamento levantou a dúvida junto do Presidente da República que questionou todo este processo. Perante esta dúvida, a Direção-Geral da Saúde indicou que a norma é igual para todos: “Todos os contactos de alto risco estão sujeitos a isolamento profilático, no domicílio ou noutro local definido a nível local, pela Autoridade de Saúde”. No entanto, esta norma poderá ser revista para os vacinados, como revelou a DGS ao Público.

A regra aplicada em Portugal é a mesma que acontece, por exemplo, em França. Aliás, atualmente é esta a recomendação do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC, em inglês). “Ao rastrear contactos, os contactos vacinados que tenham sido expostos a um caso confirmado devem continuar a ser geridos de acordo com as orientações existentes [ou seja, ficar em isolamento]. Contudo, as autoridades sanitárias podem considerar a realização de uma avaliação de risco caso a caso e, subsequentemente, classificar alguns contactos totalmente vacinados como contactos de baixo risco”, lê-se no guia do ECDC.

Também no Reino Unido, até ao momento, toda a gente que entre em contacto com um caso positivo tem de estar isolado durante 10 dias. No entanto, a regra vai mudar a partir de agosto e os britânicos vacinados não vão ter de fazer isolamento, em caso de contacto de risco, se tiverem completado a vacinação há, pelo menos, 10 dias. Também os menores de 18 anos não terão de se isolar.

Outros países europeus também já puseram mesmo de lado a recomendação do ECDC, como é o caso da Alemanha onde um decreto de maio deste ano “prevê isenções das obrigações de quarentena para as pessoas vacinadas e para as pessoas recuperadas”, com a exceção se o contacto com caso positivo for com uma variante de grande preocupação não disseminada no país.

O mesmo acontece em Espanha desde junho, altura em que o Ministério da Saúde anunciou que as pessoas que estão totalmente vacinadas contra a Covid-19 já não precisavam de ficar em quarentena se entrassem em contacto com um caso positivo. No entanto, estas pessoas necessitam de fazer dois testes PCR – um no início e outro sete dias após o último contacto.

As regras em vigor na Alemanha e em Espanha são semelhantes àquelas em vigor na América do Norte. Por exemplo, no Canadá as pessoas podem “não ter de ficar em quarentena depois de terem tido contacto próximo com alguém que tenha Covid-19“, isto depende de quantas doses de vacina já foram administradas. Por outro lado, se tiver sintomas, com ou sem contacto deve ficar em isolamento.

A recomendação é igual à dos Estados Unidos, onde o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC, em inglês) indica que “qualquer pessoa totalmente vacinada, que apresente sintomas consistentes com Covid-19, deve isolar-se dos outros” e que “a maioria das pessoas totalmente vacinadas e sem sintomas semelhantes não precisa de ser submetida a quarentena” por ter estado em contacto com um caso positivo. Ainda assim, estas últimas, devem monitorizar os seus sintomas.

As regras vão-se alterando em cada país à medida que os programas de vacinação avançam e que mais população fica totalmente vacinada, para que haja um regresso à “normalidade” possível.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Em isolamento ainda que vacinado? Em Portugal sim, mas noutros países a recomendação é diferente

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião