Governo reúne com especialistas na sede do Infarmed a 27 de julho

Foi convocada uma nova reunião na sede do Infarmed para o dia 27 de julho, onde os decisores políticos vão acompanhar um balanço da situação epidemiológica apresentado pelos especialistas.

Decisores políticos e epidemiologistas vão reunir-se novamente na sede do Infarmed a 27 de julho, para mais um encontro onde será apresentado um balanço da situação epidemiológica. A informação foi confirmada ao ECO por fonte oficial do Ministério da Saúde.

A nova reunião tem como objetivo perceber quais serão as medidas a adotar face à pandemia até ao final do verão, numa altura que Portugal regista um aumento da taxa de incidência da Covid-19 e tem quase 34% do território continental com restrições ou em estado de alerta. Neste momento, dos 278 concelhos do continente, 60 têm restrições mais apertadas, 34 estão em risco de recuarem no desconfinamento na próxima semana, e há 33 concelhos classificados especificamente como de “risco muito elevado”.

Desde a última reunião, a 28 de maio, a situação em Portugal tem vindo a agravar-se. Para controlar a pandemia, o Governo anunciou quinta-feira, em Conselhos de Ministros, que o acesso aos estabelecimentos turísticos e de alojamento local vai passar a depender da apresentação do certificado digital ou de um teste negativo em todo o território nacional e todos os dias. Já em 60 concelhos do país, almoçar ou jantar fora aos fins de semana e feriados vai passar a implicar a apresentação do certificado digital ou a realização de um teste negativo.

A última reunião no Infarmed ficou marcada peça divergência de ideias entre o Presidente da República, os especialistas e o primeiro-ministro. Marcelo Rebelo de Sousa defendia que era necessário alterar a matriz de risco face à crescente taxa de imunidade da população portuguesa contra a Covid-19, realçando “a perceção de que os riscos estão a descer”. Uma opinião que não foi tomada em conta nem pelos especialistas, nem pelo Governo.

Pouco mais de um mês depois, a incidência da Covid-19 em Portugal está tão elevada que obrigou a Direção-Geral da Saúde a mudar a matriz de risco para permitir a visualização dos pontos que marcam a incidência em função do risco de transmissibilidade.

(Notícia atualizada às 14h03 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo reúne com especialistas na sede do Infarmed a 27 de julho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião