UE quer plantar três mil milhões de árvores até 2030

Esta estratégia tem como objetivo absorver mais CO2 da atmosfera, aumentar a cobertura florestal na UE e promover a biodiversidade. União Europeia quer plantar cerca de 600 milhões de árvores por ano.

A União Europeia (UE) quer plantar três mil milhões de árvores no âmbito da sua nova Estratégia Florestal para 2030, integrada na Estratégia para a Biodiversidade 2030 e no pacote legislativo Fit for 55, o roteiro apresentado esta semana para cumprir os objetivos do Green Deal. O objetivo desta estratégia apresentada esta sexta-feira em Bruxelas é promover a biodiversidade e, sobretudo, aumentar a capacidade de sumidouro de carbono do continente, com esta nova floresta projetada para o futuro a absorver mais gases com efeito de estufa.

As propostas fazem parte dos esforços da UE para reduzir a poluição em pelo menos 55% até 2030 em relação aos níveis de 1990.

Algumas destas árvores serão plantadas em cidades da União Europeia, bem como em campos agrícolas, avança a Comissão Europeia. A ideia é misturar certas espécies de árvores, não só em florestas, mas também em áreas agroflorestais, agrícolas e urbanas.

Na UE, estima-se que tenham crescido quase 300 milhões de árvores todos os anos entre 2010 e 2015. A Comissão Europeia (CE) adianta que o objetivo é duplicar estes números e plantar cerca de 600 milhões de árvores por ano. “Isto significa que teríamos três mil milhões de árvores adicionais até 2030”, explica a CE.

De acordo com o recém revelado roteiro Fit for 55, um dos objetivos é precisamente a recuperação das florestas, dos solos, das zonas húmidas e das turfeiras da Europa, o que aumentará a absorção de CO2 e tornará o ambiente mais resiliente às alterações climáticas. Além disso, a UE quer critérios novos e rigorosos para evitar a exploração florestal insustentável e proteger as zonas de grande valor em termos de biodiversidade.

No que diz respeito à capacidade de sumidouro natural de carbono no continente, a UE quer novas metas: passar das atuais 268 milhões de toneladas para 310 milhões de toneladas.

“As florestas são também os pulmões da nossa sociedade e economia: asseguram a subsistência nas zonas rurais, fornecem produtos essenciais aos nossos cidadãos, e possuem um profundo valor social através da sua natureza”, destaca Janusz Wojciechowski, comissário europeu da Agricultura, em declarações ao Bloomberg.

Apesar desta meta, a Comissão Europeia adianta que este compromisso não resolverá por si só o clima nem a crise da biodiversidade. “A plantação de novas árvores não é uma alternativa à preservação das árvores existentes, mas sim um complemento a uma ação de conservação mais ampla”, explica a Comissão Europeia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

UE quer plantar três mil milhões de árvores até 2030

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião