Quais os países ou territórios com maior taxa de vacinação contra a Covid-19?

Desde que arrancou a vacinação contra a Covid-19, já foram administradas 3,93 mil milhões de doses de vacinas a nível mundial. Quais são os países ou territórios mais avançados no processo vacinal?

A vacinação contra a Covid-19 tem sido uma das principais preocupações dos países a nível mundial, já que é vista como a grande “arma” para travar a disseminação da doença. Com a maior disponibilidade de vacinas e o consequente aumento do ritmo de vacinação, os países vão aligeirando as medidas, com vista à retoma económica. Mas, afinal, quais são os países ou territórios mais avançados no processo?

Até ao momento, já foram administradas 3,93 mil milhões de vacinas em 180 países ou territórios a nível mundial, de acordo com os dados compilados pela Bloomberg (acesso livre, conteúdo em inglês). E se numa fase inicial a escassez de vacinas era um dos grandes entraves ao progresso das campanhas de vacinação, com a maior disponibilidade de vacinas o ritmo de vacinação tem vindo aumentar, situando-se atualmente nas 35,4 milhões de vacinas administradas por dia.

Se até há poucos meses a maioria dos cientistas colocavam a fasquia de ter entre 60% a 70% da população vacinada com, pelo menos, uma dose da vacina para que se conseguisse atingir a imunidade de grupo, o surgimento da variante Delta, que é considerada 60% mais transmissível do que o Sars-CoV-2 original, veio trocar as “voltas” às estimativas, pelo que as previsões situam-se agora em 85% da população com uma dose da vacina.

Previsões de imunidade de grupo à parte, certo é que o ritmo de vacinação tem aumentado. A União Europeia atingiu na terça-feira a fasquia de ter 70% dos adultos vacinados com, pelo menos, uma dose da vacina, dos quais 57% já têm o processo vacinal completo, mas a nível mundial há, pelo menos, 18 países que atingiram esse marco.

Gibraltar, que conta com pouco mais de 33 mil habitantes, é o território mais avançado neste domínio, pois tem já a totalidade da população vacinada, de acordo com os dados compilados pela Bloomberg até esta quarta-feira. Este território ultramarino britânico situado no sul de Espanha, é seguido pela Gronelândia que conta também com toda a população com uma dose da vacina administrada, ainda que apenas 39,3% da população tenha completado o processo vacinal, ou seja, uma percentagem muito inferior à maioria dos países que constam do top20.

Seguem-se as lhas Malvinas/Falkland, também um território ultramarino britânico (com 87,7% com uma dose, das quais 59,2% totalmente vacinadas), as lhas Maldivas (86,2% com uma dose, dos quais 69,5% completamente imunizados) e Malta. O país liderado por Robert Abela é o primeiro país europeu a surgir neste ranking, na quinta posição, com 79,8% dos cidadãos com uma vacina e 75,3% totalmente vacinados).

Veja os 20 países ou territórios com maior taxa de vacinação:

Na sexta posição, surge a Ilha de Man, uma dependência autónoma da coroa britânica no mar da Irlanda, com 76,2% dos cidadãos com uma dose da vacina, dos quais 68% totalmente imunizados, seguida pelas Ilhas Caimão, território na América o Norte (76,1% com uma dose, das quais 72,3% completamente vacinadas) e Singapura. Com mais de 5,7 milhões de habitantes e considerada uma das maiores potências mundiais, o país asiático tem já 75,8% dos residentes inoculados com uma dose da vacina, dos quais mais de metade (55,1%) totalmente imunizados.

A fechar o “top 10” dos países com maior taxa de vacinação contra a Covid-19 estão a Islândia e as lhas Seychelles. Com cerca de 360 mil habitantes e perante o ritmo de vacinação, o país liderado por Katrín Jakobsdóttir tornou-se o primeiro país europeu a levantar todas as restrições impostas para enfrentar a pandemia de coronavírus, como o uso de máscara e o distanciamento físico. Atualmente, tem mais de dois terços (75%) da população com uma dose da vacina, dos quais 71,1% completaram o esquema vacinal. Já, em décimo lugar, as lhas Seychelles, no Oceano Índico, têm 74,5% com uma dose da vacina, das quais 71% com a vacinação completa.

Bem longe dos lugares cimeiros e atrás de alguns países europeus como Bélgica, Holanda e Espanha consta Portugal, na 29.ª posição. Em território nacional, há já mais de 6,8 milhões de portugueses vacinados com pelo menos uma dose da vacina (o que representa 67% da população), dos quais mais de 5,3 milhões de cidadãos já completaram o processo de vacinação (53% da população), de acordo com o relatório divulgado pela Direção-Geral da Saúde, na terça-feira.

Quais são os hotéis mais caros do país? Quem são as personalidades mais influentes no TikTok? E os gestores mais bem pagos da nossa bolsa? De segunda a sexta-feira, todos os dias há um ranking para ver aqui no ECO.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quais os países ou territórios com maior taxa de vacinação contra a Covid-19?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião