Estado vai pagar salário de trabalhadores que querem estudar

  • ECO
  • 30 Julho 2021

O Executivo e os parceiros sociais estão a negociar a criação de uma espécie de licença sabática, permitindo aos trabalhadores a melhoria das suas qualificações, financiada por fundos europeus.

O Governo e os parceiros sociais estão a negociar uma medida que permitirá aos trabalhadores a melhoria das suas qualificações profissionais ou nível de ensino, através de uma espécie de licença sabática totalmente paga pelo Estado e sem qualquer custo para as empresas. A notícia é avançada pelo Expresso (acesso pago).

Segundo o semanário, esta licença faz parte de um pacote de apoios diretos que está a ser negociado em paralelo à discussão orçamental feita com as esquerda. À boleia dos fundos europeus, o PS cumpre assim uma promessa eleitoral: criar “um programa de licenças para formação que facilite períodos de elevação de qualificações e de requalificação de pessoas ao longo da vida, em articulação com a possibilidade de substituição dos trabalhadores em formação”, salienta o jornal.

A medida não comprometeria, por isso, os próximos Orçamentos nem ficaria sujeita ao aval das Finanças. António Costa, primeiro-ministro, já assumiu que um dos objetivos é “aumentar o rendimento das famílias” através do “reforço das políticas públicas”. E não estão afastadas alterações fiscais que aliviem o orçamento das famílias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estado vai pagar salário de trabalhadores que querem estudar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião