EUA exigem vacina contra a Covid-19 obrigatória para os profissionais de saúde

Os EUA vão exigir a todos os profissionais de saúde que trabalham para o governo federal norte-americano que sejam vacinados contra a Covid-19. Medida envolve mais de 25 mil trabalhadores.

Depois do exército, os Estados Unidos vão exigir a todos os profissionais de saúde que trabalham para o governo federal norte-americano que sejam vacinados contra a Covid-19, anunciou o secretário de Estado da Saúde, Xavier Becerra, esta quinta-feira.

Esta medida envolve mais de 25 mil funcionários, que têm contacto direto com os sistemas de saúde do governo federal dos EUA, incluindo pessoal contratado, estagiários e voluntários. “O nosso objetivo número um é a saúde e a segurança do povo americano, incluindo a nossa força de trabalho federal”, sinalizou Xavier Becerra, citado pela Reuters (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos é o último departamento federal a avançar com a medida, depois de no início desta semana o Pentágono ter anunciado que vai exigir aos membros do exército norte-americano que se vacinem contra a Covid-19 até 15 de setembro. Já no final de julho, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, tinha admitido que a vacinação obrigatória dos funcionários públicos norte-americanos está a ser “considerada”.

Com a variante Delta a acelerar do outro lado do Atlântico, há também várias empresas nos Estados Unidos a começar a exigir a vacinação completa para que os colaboradores voltem aos escritórios, como é o caso da Bolsa de Nova Iorque, a Google, o Facebook, a Amazon, entre outros.

Paralelamente, pela Europa, há também alguns setores em que é obrigatório tomar a vacina, como é o caso dos profissionais de saúde ou dos trabalhadores em lares. A título de exemplo, em Itália, entrou em vigor em abril uma lei de emergência sanitária que prevê que as pessoas que trabalham em estruturas socio-sanitárias, públicas e privadas, em farmácias e consultórios privados, estão obrigadas a ser vacinadas. Em França, além dos profissionais de saúde, a vacina também é obrigatória para os funcionários dos lares, tal como acontece no Reino Unido.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EUA exigem vacina contra a Covid-19 obrigatória para os profissionais de saúde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião