Grécia ergue muro na fronteira com Turquia
Ao longo de 40 quilómetros, a Grécia terminou a construção de um "muro" na fronteira com a Turquia já a antecipar um fluxo de migrantes afegãos.
O governo grego terminou a última parcela da construção de um ‘muro’ de 40 quilómetros ao longo da fronteira com a Turquia, com receio de uma vaga de migrantes. “Não podemos esperar, passivamente, por um possível impacto”, disse, numa visita à região de Evros, o ministro grego Michalis Chrisochoidis, numa referência à possível vaga de migrantes afegãos.
O ‘muro’, no entanto, começou a ser construído há cerca de oito anos e a sua ampliação foi decidida no final do ano passado, muitos antes da entrada dos talibãs em Cabul. Os últimos km da vedação grega — termo preferido a muro — foram concluídos esta sexta-feira e incluem um sistema de monitorização high-tech. O custo estimado é de 63 milhões de euros.
Os sinais de nervosismo na Grécia voltaram a aumentar esta semana quando o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, advertiu que a Turquia não será um “armazém de refugiados da Europa”. Em conversa telefónica com o primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis, Erdogan avisou que a situação no Afeganistão pode “ser um desafio sério para todos”.
A Turquia acolhe cerca de 3,6 milhões de refugiados sírios e cerca de meio milhão de afegãos, segundo a Lusa. “A Europa transformou-se no centro de atração de milhões de pessoas, está a fechar as suas fronteiras e não pode ficar à margem deste problema”, acrescentou Erdogan.
A Grécia esteve na linha da frente da crise de migrantes em 2015, quando um milhão de pessoas fugiu da Síria e outros países Médio Oriente. O fluxo só foi travado, em 2016, quando a União Europeia fechou um acordo financeiro com Ancara. “As nossas fronteiras vão permanecer invioláveis”, garantiu o ministro grego Chrisochoidis.
No espaço de poucas semanas, a Grécia é o segundo país da União Europeia a defender a construção de uma barreira na fronteira externa do bloco comunitário, para travar a entrada de migrantes. Também a Lituânia está a erguer uma vedação de quatro metros de altura, ao longo de 508 quilómetros, na fronteira com a Bielorússia.
Em ambos os projetos, a Comissão Europeia recusou financiamento e manteve a a posição de recusar apoiar a construção de muros ou vedações. Mas já fez saber que, pelo menos para o caso lituano, irá enviar uma ajuda de emergência de 36,7 milhões de euros para ajudar a capacidade de acolhimento face ao “número excecional” de migrantes ilegais que estão a chegar ao país báltico.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Grécia ergue muro na fronteira com Turquia
{{ noCommentsLabel }}