EMA aprova novos locais para aumentar produção de vacinas da Pfizer e Moderna
O aumento da produção das vacinas da Pfizer e da Moderna, com a aprovação de novos locais de fabrico, vai permitir fornecer milhões de doses adicionais à União Europeia.
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) adotou recomendações que vão aumentar a capacidade de produção e o fornecimento de vacinas contra a Covid-19 na União Europeia (UE) da Pfizer e da Moderna. Entre as medidas inclui-se a aprovação de novos locais adicionais para fabricar estes fármacos.
No caso da Cominarty, designação comercial da vacina desenvolvida pela Pfizer e BioNTech, foi aprovada uma unidade, localizada em Saint Rémy sur Avre, França, que irá fabricar o produto acabado. “O local permitirá fornecer aproximadamente até 51 milhões de doses adicionais em 2021″, segundo adianta a EMA, em comunicado.
Para além disso, foi também aprovada uma nova linha de produção na unidade da BioNTech em Marburg, Alemanha, que “aumenta a capacidade de produção de substância ativa em aproximadamente 410 milhões de doses em 2021”, acrescentam.
Já no que diz respeito à vacina da Moderna, o comité da EMA responsável por estas matérias deu “luz verde” a um novo local de produção, situado em Bloomington, Indiana, Estados Unidos, que vai produzir o produto acabado. Foram também aprovados “vários locais alternativos responsáveis pelo controlo e teste do lote e embalagem do produto”, que será fabricado pela Catalent.
Esta recomendação vem juntar-se ao aumento de escala do processo de produção em dois locais nos EUA aprovado em junho, sendo que, “em conjunto, estima-se que essas mudanças permitirão a produção de 40 milhões de doses adicionais de Spikevax para abastecer o mercado da UE no terceiro trimestre de 2021″.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EMA aprova novos locais para aumentar produção de vacinas da Pfizer e Moderna
{{ noCommentsLabel }}