Economia estabiliza na terceira semana de agosto

Após ter acelerado na semana anterior, a economia portuguesa estabilizou na terceira semana de agosto, continuando a beneficiar do alívio das regras que arrancou no início do mês.

A economia portuguesa continua a crescer face a 2020, apesar de esse crescimento ter estabilizado na terceira semana de agosto, após ter acelerado na segunda semana, de acordo com o indicador do Banco de Portugal. O alívio das restrições iniciado este mês, assim como a redução dos novos casos, continua a contribuir para o dinamismo económico. Ao contrário do que aconteceu em julho, a economia volta a crescer face à média da atividade em 2019 e 2020.

“Na semana terminada a 22 de agosto, o indicador diário de atividade económica (DEI) estabilizou face à semana anterior”, revela o Banco de Portugal na atualização do DEI (indicador diário de atividade económica) desta quinta-feira, notando que a “taxa bienal correspondente aumentou no mesmo período“. A taxa bienal esteve por curtos períodos em terreno positivo, mas depois caiu em julho, voltando agora a crescer.

DEI volta a crescer na comparação com acumulado de 2019 e 2020

Fonte: Banco de Portugal.

Neste momento, na comparação com a média dos últimos dois anos (2019 e 2020), o valor inverteu e está claramente em terreno positivo: a média móvel semanal do DEI face ao acumulado de dois anos a 19 de agosto foi de 1,7% e o valor diário a 22 de agosto foi de 3,1%.

Na comparação direta com 2020, o indicador do banco central tem apresentado fortes crescimentos desde o fim do segundo confinamento, em março. A 22 de agosto, o último dia para o qual foi apurado o DEI, o crescimento homólogo do indicador foi de 8%. Quanto à média móvel semanal, o último valor é o de 19 de agosto: uma subida homóloga de 5,6%.

DEI estabiliza na terceira semana de agosto

Fonte: Banco de Portugal.

O indicador diário de atividade económica do Banco de Portugal tem estado a crescer face a 2020 mas cada vez menos, desacelerando ao longo de junho e julho e acelerando ligeiramente agora em agosto. Tal é explicado pela maior base de comparação em 2020 (nesta altura o país já estava desconfinado no ano passado), mas também pela introdução de mais restrições na maioria do país em junho e julho por causa do aumento de casos provocado pela variante Delta.

Em agosto, perante o avanço do processo de vacinação, o Governo decidiu retirar mais restrições no início do mês, nomeadamente de horários e no início desta semana o país avançou para a segunda fase de desconfinamento. Com a perspetiva de que 85% da população esteja totalmente vacinada a meio de setembro, Portugal deverá desconfinar ainda mais, o que contribuirá para o dinamismo da economia.

A próxima divulgação do DEI está marcada para 2 de setembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Economia estabiliza na terceira semana de agosto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião