Medina quer “impossibilitar” abertura de novos alojamentos locais em Lisboa

  • ECO
  • 27 Agosto 2021

Para o autarca socialista e recandidato à presidência da Câmara, é necessário "recuperar imóveis afetos à função de alojamento local para o mercado de habitação".

Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, que se recandidata ao cargo nas eleições autárquicas de 26 de setembro, quer “impossibilitar” a abertura de novos alojamentos locais “em toda a cidade de Lisboa”. A medida constará no programa eleitoral socialista, revela o próprio em entrevista ao Diário de Notícias e à TSF.

“A minha intenção é, ganhando as eleições, propor ao município a aplicação deste princípio da impossibilidade de abertura demais alojamentos locais em toda a cidade de Lisboa”, diz Medina. “Creio que é a medida que é necessária, agora que os níveis de procura estão mais abaixo, para que todos tenham um cenário muito claro de que nós não iremos permitir mais esta passagem de imóveis destinados à habitação para o alojamento local”, afirma. Pelo contrário, Medina considera ser preciso “recuperar imóveis afetos à função de alojamento local para o mercado de habitação”, sem “tocar nas licenças atribuídas”.

Convicto de que o alojamento local “foi longe demais na cidade de Lisboa”, Medina destaca que a alteração da legislação do setor deve dar “mais poder aos municípios para poder regular” e será “importante para regular o setor do turismo”. Ou seja, para “impedir que, com o crescimento expectável acelerado que o turismo venha a registar após o fim da pandemia”, não haja “uma corrida para baixo nos preços do alojamento”, explica.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Medina quer “impossibilitar” abertura de novos alojamentos locais em Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião