Crescimento das vendas a retalho abranda para 2,6% em julho

  • Joana Abrantes Gomes
  • 30 Agosto 2021

A evolução do índice agregado em julho deve-se a dois segmentos, nomeadamente a um crescimento homólogo de 2,8% nos produtos alimentares e a um aumento em 2,4% dos produtos não alimentares.

O volume de negócios no comércio a retalho abrandou o crescimento, tendo aumentado 2,6% no mês de julho — uma descida de 4,8 pontos percentuais face ao crescimento registado em junho. Contudo, quando comparado com julho de 2019, o índice de julho de 2021 aumentou 1,1%, mostram os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) publicados esta segunda-feira.

“Estes resultados continuam a ser influenciados por um efeito base, dado que a comparação incide em meses afetados pela pandemia, tendo-se verificado diminuições homólogas de 4,5% e de 1,5% em junho e julho de 2020, respetivamente”, aponta o INE.

A evolução do índice agregado deve-se a dois segmentos, nomeadamente a um crescimento homólogo de 2,8% nos produtos alimentares (5,0% em junho) e a um aumento em 2,4% dos produtos não alimentares (9,2% em junho). As variações dos índices destes agrupamentos situaram-se em 5,8% e 7,5%, respetivamente (7,0% e 13,3% no mês precedente, pela mesma ordem).

Depois de uma variação homóloga em junho de 1,3%, o índice de emprego voltou a decrescer, passando para 1,0% em julho. As remunerações e horas trabalhadas apresentaram taxas de variação homóloga de 4,0% e 3,3%, respetivamente, quando, em junho, as variações foram de 8,0% e 10,7%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Crescimento das vendas a retalho abranda para 2,6% em julho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião