Zona II. Aqui há bolsas de estudo e mentoria para jovens criativos

Os potenciais jovens criativos interessados a aderir a este programa de inclusão, proposto por dois sócios do Clube de Criativos de Portugal, podem fazer a sua candidatura até 13 de setembro.

O desafio foi lançado por dois sócios do Clube de Criativos de Portugal (CCP) e este ano avançou com o apoio do Clube: Zona II. Um programa que visa promover a inclusão e a diversidade no mercado criativo nacional com a atribuição de bolsas e mentoria a jovens talentos. Os interessados podem fazer a sua candidatura até 13 de setembro.

“Vamos mostrar às escolas secundárias da periferia de Lisboa o que é o nosso mercado, o que é trabalhar em criatividade, em design e em publicidade, e com isso iniciaremos um programa de mentoria e de bolsas de estudo junto das principais escolas de criatividade do país”, explica o Clube de Criativos sobre a ideia/desafio lançado pelos sócios do clube, Maria Goucha e Wil Carvalho, em nota.

Maria Goucha, de 32 anos, é diretora de arte na 180 Amsterdam, em Amesterdão, e Wil de Carvalho, 29 anos, redator na agência David, em Madrid. “Criativos em publicidade, ambos navegaram com dificuldades na indústria de maneiras diferentes. Conscientes das dificuldades do que é viver como uma minoria, encontraram nesta área o que gostavam de fazer”, explica o CCP. “Agora mais estáveis, decidiram dar de volta, e tentar trazer alguma mudança à indústria a que pertencem, para que os caminhos sejam mais fáceis, os ambientes mais diversos e as ideias mais ricas.”

Para divulgar as profissões ligadas ao design e à publicidade junto dos alunos das escolas secundárias da periferia, a Zona II vai oferecer várias bolsas de estudo em vários cursos, através de parcerias e apoios de escolas e universidades.

“É importante que estes jovens que escrevem, desenham e sonham, saibam que existe uma indústria onde podem ser quem são, capaz de enriquecer e potencializar a sua criatividade”, argumenta o CCP.

A ETIC, a Flag, a Lisbon Digital School, a EDIT e a Academia CCP são as escolas que já se juntaram ao processo. Há 11 bolsas para oferecer.

Quem é elegível?

Podem candidatar-se online pessoas de todas as idades, com o 12º ano de escolaridade. “A candidatura a cada uma das bolsas é feita através de uma carta de apresentação com uma breve apresentação pessoal e onde o candidato deve explicar a sua motivação para seguir a área escolhida e a razão pela qual merece a bolsa”, refere o Clube.

“São elegíveis candidatos que respondam a todas as questões do questionário online e demonstrem ser os mais criativos na resposta ao briefing lançado”, explica ainda.

Saiba mais aqui

“Todas as cartas de apresentação e respostas criativas são analisadas por um júri composto por elementos da Zona II, CCP e escola à qual o aluno se candidata”, acrescenta.

Das candidaturas válidas, o júri escolhe uma shortlist para passar à fase seguinte. “A entrevista é o fator decisivo para encontrar o vencedor e o concorrente deve apresentar o seu certificado de habilitações.”

100 mentores disponíveis

O programa passa ainda por apoio ao nível de mentoria prestada por profissionais. São mentorias de 1h (extensíveis em função da disponibilidade) dadas por profissionais das diversas áreas criativas. Já tem mais de 100 profissionais voluntários. O candidato tem igualmente de se candidatar a esta componente do programa — maildazonadois@gmail.com — sendo, caso aceite, acompanhado por telefone ou via Zoom.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Zona II. Aqui há bolsas de estudo e mentoria para jovens criativos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião