Preço da luz sempre a subir? Manso Neto diz que “o mercado é o que é e funciona assim”

  • ECO
  • 17 Setembro 2021

O CEO da GreenVolt considera que o mercado grossista de eletricidade funciona bem e mudá-lo não é a solução para a escalada dos preços da luz. Gás natural não deve ser "diabolizado".

Com os preços grossistas da eletricidade no mercado ibérico a renovarem sucessivos recordes, por causa do encarecimento do gás natural e das licenças de emissão de carbono, o CEO da GreenVolt avisa que, “se o gás continuar a ser diabolizado, ninguém investe”. “Até agora, não vi alternativa ao gás para fazer o mix energético. Neste momento, o gás não pode ser diabolizado”, indicou João Manso Neto, em entrevista ao Expresso (acesso pago).

O gestor e ex-CEO da EDP Renováveis descarta também que existam problemas no desenho do mercado grossista de eletricidade. “Os preços estão altos porque há preços de gás altíssimos, mais o CO2. O mercado é o que é e funciona assim”, disse João Manso Neto, considerando que a solução para a escalada dos preços da luz não deve passar por alterar “um mercado que funciona bem”.

Como eventuais amortecedores para a subida dos preços da eletricidade para famílias e empresas, o líder da GreenVolt sugere que alguns custos da descarbonização, atualmente “suportados pela eletricidade”, passem “a ser suportados ou por todas as fontes de energia ou pelo Orçamento do Estado”. “Uma segunda via será promover alguma bilateralização fora de mercado”, através de contratos de longo prazo”, explicou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço da luz sempre a subir? Manso Neto diz que “o mercado é o que é e funciona assim”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião