De Sean Connery a Daniel Craig, os milhões da saga dos filmes do 007

  • Joana Abrantes Gomes
  • 30 Setembro 2021

"Sem Tempo para Morrer" é o 25.º filme do agente 007, também conhecido por James Bond, o espião mais famoso do mundo. O ECO reúne aqui os milhões arrecadados por cada filme da saga.

Após a estreia mundial em Londres no dia 28 de setembro, esta quinta-feira chega aos cinemas portugueses mais um filme da famosa saga 007. “Sem Tempo Para Morrer” deveria ter chegado às salas em abril de 2020, mas a pandemia de Covid-19 fez adiar por três vezes a estreia de mais um papel do agente secreto James Bond. Agora, à semelhança do que aconteceu com os filmes anteriores da saga, a 25.ª longa-metragem do espião mais famoso do globo – a quinta protagonizada pelo ator britânico Daniel Craigespera voltar a fazer sucesso nas bilheteiras a nível mundial. O ECO recorda aqui os milhões arrecadados por estes filmes, que estão entre os mais lucrativos de Hollywood.

Ajustando as receitas dos 24 filmes anteriores aos valores da inflação de 2011, o “007: Skyfall”, de 2012, foi aquele que obteve as maiores receitas, ultrapassando os mil milhões de dólares a nível mundial. Além deste, só o “007: Operação Relâmpago”, de 1965 e com o ator Sean Connery a figurar no papel principal, superou a fasquia dos mil milhões em receitas de bilheteira. O pódio de filmes de James Bond com maiores lucros nas salas de cinema fica completo com outra longa-metragem estrelada por Sean Connery, nomeadamente o “007: Goldfinger”, de 1964, que arrecadou 912 milhões de dólares.

Pelo contrário, o filme com a bilheteira mais fraca foi o “007: Permissão para Matar”, estreado em 1989 e com ganhos de apenas 285 milhões de dólares no mundo inteiro. Segue-se no fundo da tabela o “007: Alvo em Movimento” (321 milhões de dólares), de 1985 e com Roger Moore no papel de James Bond, e “007: Risco Imediato” (381 milhões de dólares), o 15.º filme da saga e o primeiro com Timothy Dalton como protagonista, lançado em 1987.

Fonte: James Bond Box Office Totals

 

Entre os atores que interpretaram a personagem James Bond, Sean Connery foi o que garantiu mais dinheiro à saga, num total que supera os quatro mil milhões de dólares em seis filmes. Roger Moore conseguiu 3.855 milhões de dólares em sete filmes, um pouco acima do total arrecadado por Daniel Craig em apenas quatro filmes. Resta esperar para ver se o novo “Sem Tempo para Morrer” fará o atual 007 superar a quantia amealhada por Sean Connery.

No total, a saga 007 já arrecadou quase 15 mil milhões de dólares em bilheteira desde a estreia do primeiro filme, em 1962, o que perfaz uma média de receitas por filme de cerca de 612,6 milhões de dólares.

Para não dar prejuízo, o novo “007: Sem Tempo para Morrer” deve faturar em bilheteira, pelo menos, 928 milhões de dólares, tendo em conta que o seu orçamento, inicialmente avaliado em 250 milhões de dólares, ascende a mais de 300 milhões de dólares devido a encargos com juros. Ao mesmo tempo, os custos de publicidade e promoção do filme também sofreram um aumento, atingindo cerca de 464 milhões de dólares.

Porém, os mais de 900 milhões de euros devem-se à divisão das receitas de bilheteira entre os estúdios MGM e os distribuidores do filme: prevê-se que a MGM quer receber cerca de 50% de cada dólar gasto em bilhetes de cinema em todo o mundo, o que significa que o filme precisa de ganhar pelo menos 928 milhões de dólares. Estes valores tornam o 25.º filme da saga o mais caro de todos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

De Sean Connery a Daniel Craig, os milhões da saga dos filmes do 007

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião