Inflação homóloga manteve-se em 1,5% em setembro

  • Lusa
  • 30 Setembro 2021

Taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos deverá ter-se situado em 10,4% em setembro, diz o INE.

A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá sido 1,5% em setembro de 2021, tendo por base a informação já apurada, valor idêntico ao registado em agosto, anunciou o INE.

Em comunicado, o Instituto Nacional de Estatística (INE) adianta que o indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) terá registado uma variação de 0,9%, valor também idêntico ao registado no mês anterior.

A taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos deverá ter-se situado em 10,4% em setembro, contra 9,3% em agosto, enquanto o índice referente aos produtos alimentares não transformados terá apresentado uma variação de -0,3% em setembro, contra 0,2% em agosto.

Em cadeia, a variação do IPC ter-se-á fixado em 0,9% em setembro face a agosto, contra -0,2% em agosto face a julho.

Em setembro de 2020, o IPC tinha subido 1,0% face ao mês anterior.

O INE estima uma variação média nos últimos 12 meses de 0,6% em setembro, contra 0,5% em agosto.

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português terá registado uma variação homóloga de 1,3% em setembro, valor idêntico ao registado no mês anterior.

Os dados definitivos referentes ao IPC do mês de setembro serão publicados no próximo dia 13 de outubro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação homóloga manteve-se em 1,5% em setembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião