Fernando Ulrich é a Personalidade do Ano para a APFIPP

Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP) destacou a “carreira dedicada ao desenvolvimento do mercado financeiro nacional".

Fernando Ulrich, presidente do conselho de administração do BPI e Administrador do CaixaBank, foi considerado Personalidade do Ano 2021 pela Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP).

“É uma honra receber esta distinção de uma associação com o prestígio da APFIPP, cujos membros incluem os melhores profissionais e sociedades gestoras em Portugal. Quem me conhece, sabe que participei sempre com grande entusiasmo nas atividades dos mercados de capitais e, por isso, ainda valorizo mais esta distinção. O meu percurso não teria existido sem o meu primeiro patrão, Francisco Balsemão; o embaixador Manuel Bello, que me levou para a OCDE; os meus ministros João Morais Leitão e João Salgueiro; Isidro Fainé, Presidente da Fundação “la Caixa”; Gonzalo Gortázar, CEO do CaixaBank; e, last but not least, Artur Santos Silva, com quem, desde julho de 1983, acumulei uma dívida de gratidão que nunca poderei pagar,” afirmou Fernando Ulrich, citado em nota de imprensa.

João Pratas, presidente da APFIPP, salientou o percurso do gestor e a “carreira dedicada ao desenvolvimento do mercado financeiro nacional, com especial ênfase para o papel que desempenhou na promoção da Gestão de Activos e de Fundos de Pensões, em Portugal”.

Fernando Ulrich, de 69 anos, teve como primeiro emprego o jornalismo económico, no Expresso, aquando da sua fundação, onde esteve durante dois anos. Desempenhou funções na Delegação de Portugal da OCDE em Paris (1975-1979), no Ministério dos Negócios Estrangeiros (1979-1980) e como Chefe de Gabinete do Ministro das Finanças (1981-1983), tendo mais tarde, em 1983, entrado para a Sociedade Portuguesa de Investimento, antecessora do BPI, a convite de Artur Santos Silva, atual presidente honorário do BPI.

Em abril de 2004, já como vice-presidente do BPI, tornou-se presidente executivo da entidade, cargo que ocupou até abril de 2017, quando assumiu a presidência do Conselho de Administração, a convite do acionista CaixaBank.

Desde março de 2021, é também Administrador do CaixaBank, em Espanha. Entre 2009 e 2013 foi Presidente do Conselho Geral da Universidade do Algarve.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fernando Ulrich é a Personalidade do Ano para a APFIPP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião