Indústria da Zona Euro abranda com crise nas cadeias de abastecimento

  • ECO
  • 1 Outubro 2021

Problemas nas cadeias de abastecimento globais já está a passar a fatura à indústria manufatureira da Zona Euro. Manteve forte crescimento em setembro, mas quebrou de forma acentuada.

A indústria manufatureira da Zona Euro manteve-se em forte crescimento em setembro, apesar de ter travado devido aos problemas nas cadeias de abastecimento.

O índice de compras dos gestores da manufatura da IHS Markit afundou para 58,6 no mês passado em relação aos 61,4 registados em agosto, tendo ficado ligeiramente abaixo da estimativa rápida inicial de 58,7.

Leituras acima do 50 apontam para crescimento da atividade, que foi o que aconteceu em setembro, ainda que o índice tenha registado uma quebra acentuada que o economista-chefe da IHS Markit associa às dificuldades que se continuam a verificar nas cadeias de abastecimento mundiais.

“Enquanto a indústria manufatureira da Zona Euro cresceu a um ritmo robusto em setembro, o crescimento enfraqueceu significativamente com os produtores a reportarem cada vez mais problemas na cadeia de abastecimento”, referiu Chris Williamson.

Os problemas de abastecimento continuam a causar estragos em grandes áreas da indústria manufatureira europeia, com atrasos e escassez a serem relatados a taxas não observadas em quase um quarto de século e não mostrando sinais de qualquer melhoria iminente”, acrescentou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Indústria da Zona Euro abranda com crise nas cadeias de abastecimento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião