Fundo soberano da Arábia Saudita compra Newcastle United Football Club

Operação foi fechada por mais de 350 milhões de euros, mas Arábia Saudita não terá qualquer controlo sobre o funcionamento do Newcastle.

O fundo soberano da Arábia Saudita adquiriu o Newcastle United Football Club por um total de 300 milhões de libras (353,5 milhões de euros), avança a Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

Esta operação feita pelo Fundo de Investimento Público Saudita estava planeada acontecer no ano passado, mas acabou por falhar devido a desentendimentos quanto ao controlo que o fundo passaria a ter no clube de futebol. O fundo teve de oferecer à Premier League garantias de que o seu presidente, o príncipe herdeiro, Mohammed bin Salman, e o Estado, não teriam qualquer controlo sobre funcionamento do Newcastle.

“Estamos extremamente orgulhosos de nos tornarmos os novos donos do Newcastle United, um dos clubes mais famosos do futebol inglês”, diz o governador do fundo soberano, Yasir Al-Rumayyan, citado pela agência de notícias. “Agradecemos aos adeptos do Newcastle o apoio tremendamente leal ao longo dos últimos anos. Estamos animados para trabalhar em conjunto”.

A Premier League diz que “o clube foi vendido ao consórcio com efeito imediato”, após terem sido concluídos os testes a todos os proprietários e diretores. “As disputas legais diziam respeito a quais entidades seriam proprietárias e/ou teriam a capacidade de controlar o clube após a aquisição”, disse a Premier League, em comunicado.

“Todas as partes concordaram que o acordo é necessário para acabar com a longa incerteza dos adeptos sobre a administração do clube. A Premier League recebeu garantias juridicamente vinculativas de que o Reino da Arábia Saudita não controlará o Newcastle United Football Club“, lê-se.

O Newcastle deixa, assim, de ser propriedade do magnata do retalho britânico Mike Ashley, ao fim de 14 anos. O seu mandato à frente do clube tem sido marcado pelo uso do Newcastle como forma de promoção de interesses comerciais e pela total falta de ambição, diz a Bloomberg.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fundo soberano da Arábia Saudita compra Newcastle United Football Club

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião