A COP26 està à porta. O quer acontecerá em duas semanas de cimeira em Glasgow?

Todos os decisores estarão a olhar para Glasgow. Existe uma grande expectativa, por isso esta conferência terá um grande mediatismo em Portugal e no mundo.

O que é a COP26?

Em novembro de 2021 todos os decisores estarão a olhar para Glasgow. Existe uma grande expectativa, pelo que esta conferência terá um grande mediatismo em Portugal e no mundo. É considerada como a última hipótese de cumprir as metas do Acordo de Paris.

A COP (Conference of the Parties) é o órgão deliberativo do organismo das Nações Unidas para as Alterações Climáticas.

Nesta conferência anual, delegados de todos os países (entre os quais se encontram os chefes de Estado), especialistas e negociadores juntam-se para criar acordos coordenados para responder às alterações climáticas.

COP significa Conferência das Partes. As Partes são os signatários da Convenção- Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Climáticas (UNFCCC) — um tratado acordado em 1994 que tem 197 Partes (196 países e a UE). A conferência de 2021, realizada pelo Reino Unido juntamente com nossos parceiros da Itália, acontecerá em Glasgow e será a 26ª reunião das Partes, por isso é chamada de COP26.

As conferências das Nações Unidas sobre mudanças climáticas estão entre as maiores reuniões internacionais do mundo. As negociações entre governos são complexas e envolvem autoridades de todos os países do mundo, bem como representantes da sociedade civil e dos meios de comunicação social.

O que é o Acordo de Paris?

O Acordo de Paris foi firmado na COP21 em 2015. Pela primeira vez, quase todos os países do mundo firmaram um compromisso legalmente vinculante para reduzir as emissões. Foi uma ação “de cima para baixo” no sentido de que todos os países — não importando se grandes ou pequenos — aderiram à redução das emissões de carbono para limitar o aquecimento global a bem abaixo de 2 graus e, se possível, a 1.5 grau acima dos níveis pré-industriais.

E foi “de baixo para cima” no sentido de que deixou espaço para cada país decidir como iria alcançar a sua meta. Os documentos que registram a forma de ação de cada país são chamados Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs). O Acordo de Paris também definiu metas ambiciosas para adaptação e recursos, reconhecendo que muitas pessoas em todo o mundo já estão sofrendo os impactos de um clima em mudança e que o apoio — financeiro, técnico e de capacitação — a essas pessoas seria necessário.

Quais são os objetivos da COP26?

  1. Alcançar um empenho internacional (com contribuições e medidas concretas) para que exista um progresso exponencial na redução de emissões e um alinhamento pelas trajetórias de neutralidade carbónica na próxima década;
  2. Aproveitar o período pós-pandemia covid-19 para uma reconstrução mais “forte e melhor” e para uma mudança verdadeiramente “transformadora”.
  3. Cimentar a ligação clima/natureza evidenciando as “soluções baseadas na natureza” – florestação e reflorestação, desflorestação evitada, etc, dado que esse é o caminho mais aceitável para que as empresas possam reclamar a contribuição para a neutralidade carbónica global.
  4. Fecho do rulebook sobre o novo mercado internacional de carbono – o artigo 6 do Acordo de Paris.

O que acontece na COP26?

As atividades na COP acontecem em duas zonas diferentes: a Zona Azul (Blue Zone) e a Zona Verde (Green Zone). A Zona Azul é destinada a pessoas registadas no órgão da ONU encarregado de coordenar a resposta global à ameaça das mudanças climáticas — a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC). Na Zona Azul, você pode fazer parte de uma delegação nacional, trabalhar para as Nações Unidas e organizações e agências relacionadas ou ser membro dos media ou de uma organização de observação sem fins lucrativos.

Na Zona Azul, os delegados dos países reúnem-se para negociações formais e consultas informais. Também podem participar de reuniões com outras delegações para esclarecer sua posição e interesses com o objetivo de chegar a um acordo ou de superar um impasse nas negociações. A UNFCCC também sediará uma série de eventos, incluindo briefings técnicos, para apoiar o processo de negociações.

A Zona Verde é destinada ao público em geral. Haverá uma ampla gama de eventos, incluindo workshops, exposições e instalações de arte, bem como apresentações, demonstrações de tecnologia e apresentações musicais para todos os participantes.

Qual vai ser agenda da COP26?

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A COP26 està à porta. O quer acontecerá em duas semanas de cimeira em Glasgow?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião