Rangel já tem as assinaturas para poder antecipar congresso do PSD
O candidato à liderança do PSD Paulo Rangel quer antecipar o congresso previsto para janeiro e já terá as 70 assinaturas necessárias para convocar o Conselho Nacional extraordinário do PSD.
Paulo Rangel quer convocar um Conselho Nacional extraordinário do PSD para antecipar para 17 e 18 de dezembro o congresso previsto para 14, 15 e 16 de janeiro, estando já a recolher assinaturas para o efeito. O Expresso avança, aliás, que o candidato à liderança social-democrata já tem as 70 assinaturas necessárias para solicitar a reunião do órgão máximo do partido.
O objetivo de Rangel é que o líder do PSD, que será eleito nas diretas de 4 de dezembro, esteja já em plenas funções para elaborar as listas de candidatos a deputado e apresentar-se em eleições legislativas no início de 2022, em caso de chumbo do Orçamento do Estado. Mas, primeiro, é preciso que o documento seja votado e que o Presidente da República inicie, de facto, o processo de convocação de eleições antecipadas.
Está nas mãos do presidente da Mesa, Paulo Mota Pinto, dar seguimento ao requerimento e convocar o órgão máximo do PSD entre congressos, tendo 15 dias para o fazer, salvo “se outro prazo mais curto for requerido”. O atual líder e recandidato à liderança do partido, Rui Rio, quer, no entanto, pedir o adiamento das eleições diretas.
Na terça-feira, o Presidente da República recebeu Paulo Rangel no Palácio de Belém, alegadamente para discutir prazos eleitorais. Esta quarta-feira, questionado sobre o assunto, Marcelo Rebelo de Sousa apontou que recebe “toda a gente”: “quando me pedem audiências por cortesia eu recebo, faz parte da lógica das coisas”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Rangel já tem as assinaturas para poder antecipar congresso do PSD
{{ noCommentsLabel }}