Estes são os portugueses que sobem ao palco da Web Summit

  • Joana Abrantes Gomes
  • 29 Outubro 2021

Quase uma centena de portugueses subirá ao palco do maior evento de tecnologia e empreendedorismo da Europa. Vice-almirante Gouveia e Melo, Daniela Braga e Filomena Cautela são alguns exemplos.

Depois de um ano em que a pandemia forçou a Web Summit a realizar-se por videoconferência, o maior evento de tecnologia e empreendedorismo da Europa regressa ao formato presencial na Feira Internacional de Lisboa (FIL) e na Altice Arena, em Lisboa, entre os dias 1 e 4 de novembro.

Apesar da realização presencial, as sessões da conferência continuarão a ser transmitidas online, tal como já acontecia antes da pandemia de Covid-19. Nelas, participarão milhares de oradores, entre os quais perto de uma centena de portugueses, com forte presença de governantes e criadores de startups.

A participação portuguesa tem início logo no primeiro dia. O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, e o presidente da câmara municipal de Lisboa, Carlos Moedas, sobem ao palco principal para a abertura do evento, juntamente com o seu criador, Paddy Cosgrave, e nomes como Frances Haugen, a recente whistleblower (denunciante) de más práticas do Facebook, ou a co-fundadora do movimento “Black Lives Matter”, Ayo Tometi. O primeiro-ministro, António Costa, cuja presença era “habitual” na Web Summit, não participará nesta edição.

No entanto, a participação de Pedro Siza Vieira e de Carlos Moedas na Web Summit não fica por aqui. Na terça-feira, 2 de novembro, Carlos Moedas participará num Q&A (“Perguntas e Respostas”, na tradução em português) pelas 10 horas, no pavilhão 2 da FIL, e dará uma conferência de imprensa às 11h30 do mesmo dia. Pedro Siza Vieira também falará aos jornalistas presentes no evento no mesmo dia, mas pelas 12 horas, a par com o vice-presidente do Banco Europeu do Investimento (BEI), Ricardo Mourinho Félix (que também falará no Venture, um evento paralelo dedicado aos investidores, juntamente com a correspondente da agência Reuters em Portugal Catarina Demony).

O ministro da Economia voltará ao palco principal do evento pelas 11 horas de dia 3 de novembro para a realização da primeira assembleia geral da European Startup Nations Alliance (ESNA), que tem sede em Lisboa. Na tarde desse dia, às 15 horas, falará ao público sobre a reconstrução da economia após a pandemia de Covid-19 no palco “Future Societies”, na FIL.

Mas há mais políticos portugueses a marcar presença na Web Summit deste ano. O secretário de Estado da Transição Digital, André de Aragão Azevedo, fará um pitch pelo meio dia de 2 de novembro e estará na CIS (Corporate Innovation Summit) no mesmo dia. A secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, falará sobre a divisão digital como a nova face da desigualdade social no Future Societies, no dia 3 de novembro. No palco dedicado à tecnologia de saúde, HealthConf, estará a ministra da Saúde, Marta Temido, e o CEO da CUF, Rui Diniz, para uma sessão intitulada “Bem-vindos ao país mais vacinado do mundo”.

A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, são os últimos governantes nacionais a participarem no evento, subindo ao palco já no final do evento. Ana Mendes Godinho falará, por videoconferência, sobre o impacto social do teletrabalho. Também por videoconferência, Rita Marques falará sobre “escritórios sem fronteiras” e como atrair talento remoto. Por fim, Manuel Heitor subirá ao palco Deeptech para o painel “Acelerar as novas tecnologias”.

O encerramento da Web Summit ficará a cargo do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que subirá ao palco principal pelas 16h35 de 4 de novembro. No mesmo dia, destaca-se ainda a presença de Sofia Alves, representante da Comissão Europeia em Portugal, na masterclass 5, “Oportunidades de financiamento para as Pequenas e Médias Empresas no âmbito da política de coesão da União Europeia”.

O vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, que ficou conhecido por coordenar a task force da vacinação contra a Covid-19 em Portugal, responderá às questões colocadas num Q&A no dia 2 de novembro, pelas 15 horas. Edmundo Martinho, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, e Fernando Martinho, fundador e CEO da Unicorn, falarão no PandaConf, no dia 3 de novembro, sobre o uso dos Non-Fungible Tockens (NFT) na prática da filantropia.

Presença forte (e assídua) no evento será também Daniela Braga. A CEO e cofundadora da DefinedCrowd (startup na área do Reconhecimento de voz, texto e imagem), considerada uma das “100 empresas mais promissoras na área de inteligência artificial do mundo”, estará presente nos três últimos dias. No dia 2, fará um pitch; na quarta-feira, sobe ao palco da Altice Arena para uma sessão sozinha e para um pitch, estando também previsto que dê uma conferência de imprensa; e, no dia 4 de novembro, subirá ao palco do binate.io para falar sobre a legislação existente para a inteligência artificial e falará por videoconferência sobre o ABC da área, juntamente com o cofundador e CEO da Unbabel, Vasco Pedro (que, no mesmo dia, estará na Growth Summit, dedicada a unicórnios).

Web Summit 2019, dia 1 - 04NOV19
Daniela Braga na edição de 2019 da Web SummitHugo Amaral/ECO

 

Ao palco dedicado ao mundo do desporto, Sports Trade, subirão vários dirigentes, atletas e empreendedores nacionais. Logo na manhã de 2 de novembro, os dois atletas paralímpicos portugueses medalhados em Tóquio 2020, Miguel Monteiro e Norberto Mourão, estarão à conversa com a jornalista Alexandra Oliveira, da agência Lusa, para falar sobre o que é preciso para ser um paralímpico. Seguem-se o treinador (atualmente sem clube) Paulo Fonseca e o fundador e CEO da agência Empower Sports, Pedro Pinto, que falarão sobre a fábrica de talentos portuguesa dentro e fora de campo. De tarde, será a vez do treinador André Villas-Boas e de três dos quatro atletas olímpicos medalhados nos Jogos de Tóquio 2020: Patrícia Mamona, prata no triplo salto, Fernando Pimenta, bronze em K1 1.000 metros, e Jorge Fonseca, bronze na categoria de –100kg no judo. Ainda no mesmo dia, sobe ao palco o ex-jogador de futebol e atual diretor para as Relações Internacionais do SL Benfica, Simão Sabrosa.

A área do entretenimento e da representação estará representada por nomes como as apresentadoras Catarina Furtado, Filomena Cautela e Cristina Ferreira, o radialista Rodrigo Gomes, da RFM, e a atriz Daniela Melchior. As duas apresentadoras da RTP sobem ao palco principal no dia 3 de novembro, enquanto a atual diretora de entretenimento da TVI, Rodrigo Gomes e Daniela Melchior sobem ao palco contentmakers no último dia do evento. Álvaro Covões, diretor da Everything is New, criadora do festival de música NOS Alive, e dirigente da Associação de Promotores de Espetáculos, Festivais e Eventos, falará no Music Notes também a 4 de novembro.

Entre outros empreendedores nacionais que estarão presentes na Web Summit, destacam-se também Norberto Guimarães, antigo gestor de Produto na Google e co-fundador e CEO da Talka.ai, que sobe ao palco principal no dia 2 de novembro, juntamente com o fundador e CEO da Replai, João Costa. A 3 de novembro, Luís Menezes, da Unilabs, sobe ao palco da HealthConf para falar sobre a segurança dos dados na saúde, e no dia 4 de novembro, a diretora no MIT Portugal, Zita Martins, sobe ao palco planet:tech, enquanto a diretora executiva da Fundação World Wide Web, Sonia Jorge, falará por videoconferência sobre o teletrabalho. Ainda no último dia da conferência, o CEO da Startup Portugal, António Dias Martins, vai marcar presença na Startup University.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estes são os portugueses que sobem ao palco da Web Summit

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião