Dinamarca proíbe investimentos públicos em projetos de combustíveis fósseis

A partir de 2022, a Dinamarca vai proibir investimentos públicos, bem como a concessão de subsídios governamentais a projetos de combustíveis fósseis no estrangeiro.

A partir do próximo ano, a Dinamarca vai proibir investimentos públicos, bem como a concessão de subsídios governamentais a projetos de combustíveis fósseis no estrangeiro, anunciou esta quarta-feira o ministério do Clima e da Energia, em comunicado.

Com esta decisão, o governo dinamarquês pretende reduzir o consumo de fontes de energia provenientes de combustíveis fósseis e fazer com que outros países sigam o exemplo. “É absolutamente essencial para a transição “verde” e para a redução das emissões globais que os países a nível mundial movam o financiamento de fontes de energia “negras” para “verdes”, sublinha a tutela.

Neste contexto, a Dinamarca pretende travar os investimentos públicos, bem como a promoção bem como a promoção de combustíveis fósseis no exterior “o mais tardar até ao início de 2022”. “Portanto, o governo [dinamarquês] vai pressionar para que se feche também os cofres para investimentos em petróleo e gás no exterior. Os investimentos do futuro são em energia eólica offshore, energia solar e combustíveis verdes, e a Dinamarca está na vanguarda internacional e pode inspirar outros países a promover a utilização de energia verde”, sublinha ainda o ministro do Clima, Dan Jørgensen, citado em comunicado.

Não obstante, o governo dinamarquês sinaliza que alguns projetos “em casos especiais”, incluindo alguns relacionados com o gás natural, estarão isentos desta proibição até 2025. O objetivo passa por ter em atenção as “grandes ambições climáticas”, mas também dar tempo às empresas para “reestruturarem os seus negócios”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dinamarca proíbe investimentos públicos em projetos de combustíveis fósseis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião