5 coisas que vão marcar o dia

Esta quinta-feira, CGD, EDP, CTT e Corticeira Amorim apresentam os resultados. Horta Osório também, mas vai aproveitar o momento para revelar as mudanças na estrutura do Credit Suisse.

A apresentação de contas na bolsa nacional continua. Esta quinta-feira é a vez dos CGD, EDP, CTT e Corticeira Amorim apresentarem os resultados. Horta Osório também apresenta as contas do terceiro trimestre do Credit Suisse, e aproveita para revelar as mudanças na estrutura do banco sendo esperada a criação de uma única divisão de gestão de património que se dirija a uma elite global, centralizando a supervisão na sede do banco, em Zurique. Destaque ainda para o último dia do Web Summit.

CGD fecha época de resultados dos grandes bancos

A Caixa Geral de Depósitos divulga esta quinta-feira os resultados do terceiro trimestre do ano. É o último grande banco a fazê-lo. O banco público registou lucros de 294 milhões de euros no primeiro semestre do ano, uma subida de 18% em relação ao mesmo período do ano passado. O banco liderado por Paulo Macedo explicou que esta evolução era sobretudo “consequência da boa performance dos resultados de operações financeiras”.

EDP e Corticeira Amorim divulgam resultados

A apresentação das contas trimestrais também se estende às empresas cotadas. Esta quinta-feira é a vez de a EDP e da Corticeira Amorim apresentar os resultados referentes ao terceiro trimestre deste ano. A EDP fechou o semestre com lucros a crescer 9% para 343 milhões, mais 29 milhões do que no período homólogo. Em contrapartida, o lucro da EDP Renováveis cai 54% para 148 milhões até setembro. Já a Corticeira Amorim, no segundo trimestre, viu os lucros dispararem 63% para 23,5 milhões de euros, num período em que se deu a flexibilização das restrições em toda a Europa e no mundo, acabando por impulsionar a produção de rolhas de vinho. As vendas aumentaram 24,4%, refletindo o aumento da atividade económica e do consumo.

CTT apresenta contas ao mercado

Os CTT também apresentam, esta quinta-feira, os resultados dos primeiros nove meses do ano. O resultado líquido dos CTT disparou na primeira metade do ano, passando de prejuízos de 2 milhões de euros no primeiro semestre de 2020 para lucros de 17,2 milhões de euros no primeiro semestre de 2021. O grupo presidido por João Bento registou um crescimento generalizado nas várias rubricas de receita, especialmente a do negócio de Expresso e Encomendas.

Horta Osório apresenta mudanças na estrutura do Credit Suisse

O banco suíço Credit Suisse vai revelar uma nova estrutura centralizada, numa tentativa de controlar as suas divisões distantes e definir uma linha sob uma série de escândalos que custaram à instituição bancária milhares de milhões de dólares. As mudanças serão reveladas esta quinta-feira pelo chairman António Horta Osório, quando este apresentar os resultados do terceiro trimestre, sendo esperada a criação de uma única divisão de gestão de património que se dirija a uma elite global, centralizando a supervisão na sede do banco, em Zurique.

Último dia de Web Summit

O Web Summit termina esta quinta-feira, depois de quatro dias de evento presencial que juntou mais de 1.000 oradores, 1.250 startups, 1.500 jornalistas, mais de 700 investidores e 40 mil participantes vindos de 128 países. No entanto, apesar da adesão em massa, uma avaliação divulgada pelo Gabinete de Estudos Económicos (GEE) do Ministério da Economia revela que, afinal, o impacto económico da Web Summit em Portugal entre 2016 e 2019 terá ficado bem abaixo do estimado inicialmente. O ministro da Economia defende que o impacto da presença da Web Summit em Lisboa “é altamente positivo em todos os aspetos”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião