Pandemia ajuda bricolage a crescer 5,9% este ano no mercado ibérico

A pandemia afetou a economia globalmente, mas nem todas as indústrias foram afetadas da mesma forma. As empresas de bricolage vão fechar o ano a crescer quase 6%.

O confinamento e o teletrabalho levaram os consumidores a alterar os hábitos de consumo e aproveitar o tempo extra para se dedicar mais ao conforto do lar. Perante esta tendência, este ano, o volume de negócios agregado dos grandes retalhistas de material de bricolage em Portugal e Espanha deverá atingir, no final do ano, os 5.440 milhões de euros, o que representa um crescimento de 5,9% face a 2020, de acordo com dados da Informa D&B.

Em 2020, ano brutalmente marcado pela pandemia da Covid-19, as vendas agregadas nos dois países somaram 5,13 mil milhões de euros, valor semelhante ao de 2019. No entanto, enquanto em Espanha as vendas caíram 1,4%, para os 4,01 mil milhões de euros, em Portugal cresceram 5,1%, para os 1,12 mil milhões de euros, com grande contribuição das vendas online.

Fonte: Informa D&BInforma D&B

É expectável que o setor continue a crescer a curto prazo, embora o aumento dos custos de aprovisionamento, energia e logística constitua uma ameaça para os operadores.

Existem atualmente no mercado ibérico cerca de 530 lojas de material de bricolage com uma superfície superior a mil metros quadrados, das quais cerca de 350 estão localizadas em Espanha e 180 em Portugal.

Em Espanha, as comunidades autónomas com maior número de estabelecimentos são Catalunha, Valência, Madrid, Andaluzia e Galiza, representando quase 65% do total. Em Portugal, as regiões de Lisboa, Porto e Braga concentram 40% dos estabelecimentos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pandemia ajuda bricolage a crescer 5,9% este ano no mercado ibérico

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião