12 municípios concorrem a Capital Europeia da Cultura em 2027

  • ECO e Lusa
  • 30 Novembro 2021

O Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC), confirmou à Lusa a candidatura de 12 municípios portugueses a Cidade Europeia da Cultura em 2027.

O Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC) confirmou à Lusa a candidatura de doze municípios portugueses a Cidade Europeia da Cultura em 2027. Em causa estão os municípios de Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Oeiras, Ponta Delgada, Viana do Castelo e Vila Real.

O gabinete, sob tutela do secretário de Estado da Cultura, informou que se irá realizar uma “audiência de pré-seleção” entre os candidatos e o júri no final de fevereiro e início de março de 2022, sendo que a seleção final prevê-se para o final do próximo ano e início de 2023.

A distinção foi concedida a três cidades portuguesas no passado, bem como Lisboa em 1994, Porto em 2001, e Guimarães em 2012.

Segundo o Convite à apresentação de Candidaturas, publicado no site oficial da iniciativa, cada candidatura deve assentar num programa cultural de “forte dimensão europeia”, inserido numa estratégia a longo prazo de desenvolvimento económico, cultural, social e urbano.

O mesmo documento determina ainda que as cidades candidatas devem definir uma estratégia de captação de recursos para angariar o apoio financeiro dos programas e fundos da União Europeia.

Os critérios de seleção compreendem seis categorias: Contribuição para a estratégia de longo prazo, dimensão europeia, conteúdo cultural e artístico, capacidade de execução, alcance e gestão.

Após publicação do convite, as cidades interessadas devem formalizar a candidatura num prazo mínimo de dez meses, sendo que cada Estado-Membro é responsável pela organização do concurso entre as suas cidades, e subsequente notificação da candidatura à Comissão.

A Capital Europeia da Cultura é uma iniciativa com origem em 1985, e tem como objetivo promover a dinamização cultural e qualidade de vida das cidades europeias.

Em 2027, uma cidade de Portugal e da Letónia dividem o título de Capital Europeia da Cultura.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

12 municípios concorrem a Capital Europeia da Cultura em 2027

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião