Graça Freitas diz que novos casos podem duplicar até ao Natal

  • ECO
  • 2 Dezembro 2021

Até ao Natal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) prevê que o número de infeções diárias por Covid-19 atinja os oito mil casos, depois de um dia em que foram reportados 4.670 casos.

Depois de o mais recente boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS) indicar 4.670 novos casos de Covid-19 em Portugal, no dia em que o país regressou ao estado de calamidade, Graça Freitas apontou, em entrevista à RTP na quarta-feira, para uma possível “duplicação” de infeções diárias de SARS-CoV-2 pela altura do Natal.

“As últimas projeções do Insa [Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge] revelam que poderemos ter dentro de 26 dias uma duplicação dos casos”, revelou a diretora-geral da Saúde, antecipando, assim, que Portugal chegue ao Natal com uma média de oito mil casos por dia. Nesse sentido, garantiu que os hospitais já têm escalas previstas para a época natalícia e os reforços necessários face a um eventual maior impacto ao nível dos internamentos.

Graça Freitas disse ainda que a maioria das pessoas internadas têm a vacinação completa contra a Covid-19, mas têm, igualmente, “fatores de risco associados”. É preciso, contudo, ter em conta que “as vacinas protegem muito contra a doença grave” e que “é muito diferente” ter casos ou óbitos a reportar, considerou, acrescentando que, “se toda a população estiver vacinada, é normal que os internados também sejam vacinados”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Graça Freitas diz que novos casos podem duplicar até ao Natal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião