Plano da UE para o hidrogénio verde pode agravar preços da luz e gás na Europa
“A UE deve garantir que a produção de hidrogénio seja associada à nova geração de energia renovável. Caso contrário, os altos preços de gás e eletricidade vão subir mais", diz a T&E.
O plano da União Europeia para tornar o hidrogénio verde num elemento obrigatório da matriz energética dos 27 até 2030 pode fazer disparar a procura por energia elétrica renovável em quase um quinto (17%) da procura global nesse ano. Isto é o equivalente a adicionar o consumo de eletricidade da França (500 TWh), por exemplo, mostra a mais recente análise da Transporte e Meio Ambiente (T&E).
Só por si, isso aumentaria drasticamente a pressão sobre a procura de eletricidade num momento em que os preços da energia estão já em em alta e a bater recordes nos mercados grossistas ao longo de 2021.
“Qualquer aumento na produção de hidrogénio será imprudente sem a construção de energias renováveis adicionais, diz a T&E num novo estudo.
“A UE está a jogar uma estratégia de hidrogénio de alto risco. Precisamos de hidrogénio para os navios e aviões, mas é imprudente acumular pressão desnecessária sobre o vento e a energia solar quando a eletricidade limpa será necessária para alimentar o número crescente de carros elétricos e bombas de calor para as casas das famílias”, disse Geert Decock, responsável de eletricidade e energia da T&E.
Ou seja, a rede de energia a nível europeu está a descarbonizar-se gradualmente com mais energias renováveis, menos carvão e outros combustíveis fósseis e menos eletricidade gerada a partir da queima do gás natural. No entanto, sem mais energias renováveis adicionais que sejam vinculadas às metas de hidrogénio, o plano da UE provavelmente resultará em que as energias renováveis já previstas sejam desviadas da rede e minem a economia de emissões dos veículos elétricos, tornando a rede mais suja.
Com o gás sendo o combustível fóssil marginal mais comum para preencher lacunas, essa estratégia seria extremamente cara com os preços do gás já tão altos.
Como parte do pacote ‘Fit for 55’, a Comissão Europeia apresentou várias propostas para impulsionar o uso de hidrogénio renovável. Isso inclui uma meta de 2,6% para os combustíveis renováveis de hidrogénio verde e combustíveis sintéticos ou renováveis a serem usados nos transportes, bem como a substituição de 50% do hidrogénio cinzento (gerado a partir do gás natural) usado na indústria.
A análise conclui que o plano de hidrogénio verde da UE aumentaria a procura por eletricidade renovável em quase um quinto (17%) da procura geral de eletricidade em 2030. Isso significa que 2,6% do hidrogénio verde e dos combustíveis eletrónicos exigirão mais eletricidade renovável em 2030 do que toda a eletricidade consumida por veículos elétricos a bateria (carros, autocarros, camiões) naquele ano.
Embora o hidrogénio seja essencial para a descarbonização de setores mais difíceis de eletrificar, como o transporte marítimo e a aviação, a meta estabelecida pela Comissão Europeia para o hidrogénio no transporte é quase o dobro do que é necessário para navios e aviões durante este período, diz a T&E, que defende uma percentagem de 1,6% para o hidrogénio.
Isso significaria combustíveis sintéticos líquidos usados em veículos com motor de combustão, o que exigiria quatro vezes mais energia renovável para abastecer um carro movido a hidrogénio do que um elétrico a bateria.
“A UE deve garantir que qualquer produção de hidrogénio seja associada à nova geração de energia renovável. Caso contrário, os altos preços de gás e eletricidade de hoje parecerão uma pechincha em comparação com o que está para vir”, conclui Geert Decock.
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