Fitch avalia seguradora Fidelidade com rating “A”
Perfil empresarial sólido, capitalização muito robusta, alavancagem e boa gestão de ativos e de investimento são atributos que sustentam classificação atribuída pela agência de notação à Fidelidade.
A Fitch Ratings, agência de notação financeira, atribuiu à Fidelidade-Companhia de Seguros rating “A” na avaliação de solidez financeira (IFS-Insurer Financial Strenght) e classificação “A-“ na capacidade de honrar responsabilidades no longo prazo (IDR-Long Term Issuer Default Rating), com perspetiva (outlook) estável.
Segundo a Fitch, os elementos que determinaram a classificação resumem-se em “perfil empresarial sólido, capitalização muito robusta”, alavancagem e “boa gestão de ativos e de investimentos”.
Sustentando a classificação na elevada capitalização apresentada pela Fidelidade, em particular o seu rácio de solvência, assim como solidez da carteira de investimentos e gestão de risco, a Fitch rotula o nível de capitalização com um “muito forte,” aferido pelo rácio de Solvência calculado em 177% no final do 2º semestre de 2021, acima dos 144% em 2020.
“O rating atribuído pela Fitch à Fidelidade é o reconhecimento da estratégia de criação de valor que tem vindo a ser seguida, mas, talvez o mais importante, seja o que este rating significa para a confiança e proteção dos nossos segurados”, comenta Rogério Campos Henriques, CEO da Fidelidade.
A posição de liderança da Fidelidade no mercado segurador português e o peso crescente da atividade internacional da empresa são outros aspetos realçados pela agência de notação, complementando que a posição competitiva da companhia, no mercado português, não podia ser mais vantajosa.
A Fidelidade fechou 2020 com quota combinada de 27% (mercado Vida e não-Vida), em termos de volume bruto de prémios, “bem distanciada dos concorrentes,” refere ainda a nota da Fitch acrescentando que o negócio internacional do grupo representou 24% dos prémios consolidados e 4% do ativo total.
Fundada em 1808, a Fidelidade é seguradora líder de mercado em Portugal nos ramos vida e não vida. Com estratégia de mercado centrada no cliente (Customer Centric Approach), o grupo anuncia 2,3 milhões de clientes em Portugal, um total de 7 milhões distribuídos pelo mundo e assegura presença em 12 países, entre eles Angola, Cabo Verde, Moçambique, Espanha, França, Macau, Perú, Bolívia, Paraguai e Chile.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fitch avalia seguradora Fidelidade com rating “A”
{{ noCommentsLabel }}