Negócios nos serviços aumentam 15,7% em outubro ultrapassando valor de 2019

  • Lusa
  • 13 Dezembro 2021

Comércio por grosso, reparação de veículos automóveis e motociclos e as atividades de informação e comunicação mantiveram-se em patamares superiores ao período pré-pandemia.

O índice de volume de negócios nos serviços aumentou 15,7% em outubro, em termos homólogos, e pela primeira vez desde o início da pandemia apresentou um valor superior (1,4%) ao homólogo no ano de 2019, revelou o INE.

O Instituto Nacional de Estatística (INE), na publicação divulgada esta segunda-feira, explica que o aumento em outubro de 2,7 pontos percentuais (PP) face a setembro, reflete em larga medida um efeito de base dado que a comparação incide em meses de 2020 ainda afetados pela pandemia, muito em particular nas atividades de transportes e alojamento e restauração.

Desde o começo da crise sanitária, outubro é o primeiro mês a registar um valor superior ao homólogo no ano de 2019 (1,4%), tendo todas as secções contribuído positivamente para a variação do índice total, mas a do comércio por grosso, comércio e reparação de veículos automóveis e motociclos foi a que deu maior contributo, ao registar uma subida homóloga de 11% (11,6% em setembro).

Índice de Volume de Negócios nos Serviços (2015=100)

O comércio por grosso, reparação de veículos automóveis e motociclos e as atividades de informação e comunicação mantiveram-se em patamares superiores ao período pré-pandemia, aumentando o comércio por grosso 16,2%, menos 0,2 pontos percentuais do que no período precedente, e o comércio, manutenção e reparação de veículos automóveis e motociclos voltou a diminuir (5,3%), tendência que se regista desde julho, e acima da queda de 3,2% em setembro.

Os transportes e armazenagem e as atividades de consultoria, científicas, técnicas e similares registaram níveis de atividade sensivelmente semelhantes ao período anterior à crise pandémica, segundo o instituto.

Os transportes e armazenagem subiram 33,1% (14,8% no período anterior), destacando-se os transportes aéreos, que continuaram o processo de recuperação, registando uma subida homóloga de 142,4% (70,5% no mês anterior), mas ainda assim, o índice desta divisão foi 30,2% inferior ao de outubro de 2019.

O alojamento, restauração e similares registou um aumento de 45,8%, superior ao de 26,5% no período anterior, tendo o alojamento subido 159,4% (82,6% no mês precedente) e a restauração e similares 29,4% (16,9% em setembro). Comparativamente com outubro de 2019, o índice desta secção foi ainda inferior em 8,8%.

A variação em cadeia do índice global foi 3,7%, acelerando face a setembro (variação de 2,9%).

Os índices de emprego, de remunerações e de horas trabalhadas ajustado de efeitos de calendário, apresentaram subidas homólogas de 2,3%, 3,7% e 0,9%, respetivamente, contra 1,9%, 2,9% e 0,4% em setembro, pela mesma ordem.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Negócios nos serviços aumentam 15,7% em outubro ultrapassando valor de 2019

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião