Ministra da Saúde anuncia reforço de 400 camas com setor privado

  • ECO
  • 22 Dezembro 2021

Marta Temido disse na RTP que Portugal se deve preparar para atingir recordes de casos Covid -- acima dos 16 mil diários -- nos próximos tempos.

A ministra da Saúde anunciou esta quarta-feira que o Governo já preparou contratos com o setor privado para reforçar a rede hospitalar com mais de 400 camas para fazer face à expectável subida do número de infeções pelo coronavírus para níveis recorde em Portugal, acima dos 16 mil casos diários.

Temos preparados contratos com setor privado e social e também há uma articulação com o setor militar. Temos contratualizadas mais de 400 camas para reforço dos hospitais com o setor privado“, adiantou Marta Temido em entrevista no Telejornal da RTP.

Temido disse que “estão pensadas todas as contratações que se puder fazer” para reforçar os hospitais públicos com mais meios humanos, mas sem dar detalhes em concreto. Lembrou apenas que o Presidente da República promulgou esta terça-feira “uma medida que permite a contratação de rastreadores adicionais” que vão ser importantes para responder ao agravamento da situação epidemiológica.

Por outro lado, assumindo que os recursos dos hospitais são limitados, a ministra voltou a destacar que os portugueses devem vacinar-se, realizar testes e evitar ao máximo contactos durante este período de festas.

Isto quando não há estimativas para aquilo que será a evolução da pandemia no país nas próximas semanas, devido à incerteza introduzida pela variante Ómicron. Temido admite que os casos poderão atingir valores recorde, acima dos 16 mil que Portugal chegou a ter em janeiro. “Tudo acontece depressa com esta variante, como se mudássemos de um canal para outro“, observou.

A ministra deixou de lado a possibilidade de introdução da obrigatoriedade de uso de máscara na rua para “equilibrar o esforço dos portugueses” nesta luta. “Há um vírus mais perigoso que a covid, que é a falta de adesão” às medidas, disse.

(Notícia atualizada às 20h57)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ministra da Saúde anuncia reforço de 400 camas com setor privado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião