WTW e Munich Re protegem dívida do Belize com solução paramétrica

  • ECO Seguros
  • 22 Dezembro 2021

A solução foi crucial para ajudar o país a refinanciar-se no âmbito do programa The Nature Conservancy’s Blue Bonds, uma emissão de dívida estruturada liderada pelo Credit Suisse.

A WTW, corretora global de seguros, e a Munich Re, resseguradora alemã, acordaram um seguro paramétrico pioneiro no mercado de dívida pública para proteger obrigações soberanas do Belize contra catástrofes naturais.

A cobertura, uma espécie de garantia complementar de reembolso ou refinanciamento caso o Governo do pequeno país das Caraíbas se encontre impossibilitado de assegurar o serviço da dívida, tem como ideia fundamental reforçar, através de uma solução paramétrica, a resiliência dos mutuários soberanos face aos choques climáticos.

O contrato foi montado pela Willis Towers Watson (WTW) e a Munich Re assegurou a capacidade de transferência do risco associado à dívida soberana do Belize. “Vulcões, terramotos e furacões quebram repetidamente o desenvolvimento económico na região das Caraíbas, afetando famílias e comunidades até ao nível soberano. Essas perturbações agravam os níveis de endividamento e transformam o caminho da recuperação num processo mais longo e doloroso,” afirmou Simon Young, Senior Director no Climate and Resilience Hub da WTW.

Segundo a Willis, a solução mostrou-se decisiva para que o Belize conseguisse refinanciar a sua dívida no âmbito do programa The Nature Conservancy’s (TNC) Blue Bonds for Ocean Conservation, nomeadamente uma emissão a 20 anos de dívida estruturada (364 milhões de dólares) montada pelo Credit Suisse.

A equipa de Alternative Risk Transfer da Willis Towers Watson negociou o acordo paramétrico com preços competitivos apesar do hardening que se verifica na cobertura de risco relacionado aos furacões no Atlântico. Já a Munich Re, que apresentou as condições e ficou com 100% da colocação, cobrindo os primeiros 31 meses do prazo da emissão.

Assegurando ao Belize maior capacidade de honrar compromissos no seu programa de reestruturação de dívida, prevenindo também revisão em baixa nos ratings de dívida (que condicionam o refinanciamento e acesso ao mercado), a solução parametric wrapper contribui para atenuar as dificuldades económicas que a população – e a conservação de um dos ecossistemas marinhos mais vulneráveis do mundo – teria de enfrentar no momento de recuperar dos efeitos de desastres naturais causados por furacões e outros eventos climáticos.

Citado num comunicado da WTW, Simon Young salienta que a solução adotada “muda as regras de jogo”, no sentido em que “reforça a resiliência financeira dos países costeiros e insulares (expostos o risco de desastres naturais)”, ao mesmo tempo que abre a oportunidade a soluções de financiamento baseadas na Natureza.

A economia do Belize, que é fortemente dependente das receitas do turismo, contraiu 14% em 2020. Como parte de um programa de reestruturação da sua dívida, o país decidiu recomprar a emissão lançada no âmbito do TNC e a solução encontrada entre a WTW e a Munich Re permitiu que reestruturar saldo corrente negativo em 553 milhões de dólares (30% do produto nacional) e reduzir a dívida pública em 12%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

WTW e Munich Re protegem dívida do Belize com solução paramétrica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião