Ações europeias em máximos. Bolsa de Lisboa prolonga ganhos no ano novo

Galp e BCP valorizam 2% e prolongam ganhos da bolsa portuguesa no novo ano. O arranque de 2022 está a ser marcado por otimismo também na Europa, onde as ações atingem máximos históricos.

Depois de ter entrado em 2022 com o pé direito, a bolsa de Lisboa prolonga os ganhos no arranque do ano novo e cimenta os máximos de mês e meio. Os pesos pesados Galp e BCP valorizam 2% e dão uma ajuda no bom momento no PSI-20, enquanto as ações europeias batem um novo máximo de sempre.

O principal índice português soma 0,75%, para 5.680,21 pontos, na abertura da sessão desta terça-feira. Mantém-se o apetite pelo risco na generalidade das praças europeias, com o índice Stoxx 600, que reúne as 600 principais cotadas do Velho Continente, a ganhar 0,73%, atingindo novo máximo histórico, nos 493,3 pontos. As praças de Paris e Madrid também avançam 0,8% e 0,7% e o Dax de Frankfurt sobe 0,3%.

Em Portugal, nenhuma das cotadas está a negociar abaixo da linha de água. Semapa, Ramada e Mota-Engil ainda não registam qualquer variação na cotação.

Os outros 16 títulos valorizam, com a Galp e o BCP em maior evidência: a petrolífera nacional está em alta de 2,6%, para 8,956 euros, e o banco liderado por Miguel Maya avança quase 2%, para 0,1483 euros.

Galp avança mais de 2%

Os CTT, que foram o título que mais valorizou em 2021, ganham 1,40% e as retalhistas Sonae e Jerónimo Martins somam ambas mais de 1%, reforçando a cor verde na praça lisboeta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ações europeias em máximos. Bolsa de Lisboa prolonga ganhos no ano novo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião