Nas notícias lá fora: OPEP+, Orbán e emprego em Espanha

Viktor Órban é cada vez mais visto como uma ameaça existencial à União Europeia. Nos mercados, é dia de reunião da OPEP+. Mercado laboral espanhol recuperou, mostrando grande resiliência em 2021.

O mercado laboral de Espanha continua a recuperar e já supera os níveis pré-pandemia. A OPEP e aliados deverá decidir esta terça-feira manter o plano de aumentar a produção de petróleo em 400 mil barris diários em fevereiro. O governo do Reino Unido tem, a partir de agora, mais poder para intervir em aquisições estrangeiras. Do outro lado do Atlântico, os EUA ultrapassaram a fasquia do milhão de infetados por Covid-19 num só dia.

El Economista

Emprego em Espanha supera pré-pandemia em 2021

O mercado laboral espanhol já supera níveis pré-pandemia. Em 2021, a Segurança Social do país encerrou o ano com 19.824.911 filiados, em média, mais 776.478 do que no final de 2020, o que representa a maior criação de emprego desde 2005. Além disso, em 2021, houve menos 782.232 pessoas desempregadas, o que representa um recuo de cerca de 20% face a 2020 e a maior queda desde que há registo, de acordo com os dados divulgados pelo Governo espanhol.

Leia a notícia completa no El Economista (acesso livre/conteúdo em espanhol).

Reuters

OPEP+ prepara novo aumento de produção de petróleo

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (OPEP+) deverá manter a intenção de aumentar a produção em fevereiro em 400 mil barris diários, por entender que a nova variante Ómicron terá um impacto curto e ligeiro na procura mundial de petróleo. A decisão deverá ser anunciada após a reunião desta terça-feira. O cartel tem vindo a aumentar a produção em 400 mil barris diários por mês desde agosto passado, quando começou a anular o corte de 5,8 milhões de barris por dia. Chegará ao final de janeiro com cortes de 3,4 milhões de barris por dia ainda por desfazer.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso condicionado/conteúdo em inglês).

Bloomberg

EUA com recorde mundial de um milhão de casos por Covid-19 num só dia

Os EUA registaram esta segunda-feira um milhão de infetados por Covid-19. Trata-se de um máximo desde o início da pandemia e é quase o dobro do último recorde de infeções registados no país: 590 mil, há apenas quatro dias. Segundo a Bloomberg, este número de infeções nos EUA pode ser inferior à realidade, dado que muitos norte-americanos optam por só fazer autotestes, cujos resultados não são notificados às autoridades de saúde.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso pago/conteúdo em inglês).

The Guardian

Governo britânico com poder para travar aquisições estrangeiras

Os ministros do Reino Unido têm agora mais poderes para bloquear aquisições de empresas britânicas por companhias estrangeras. As novas regras dão mais margem ao Governo para desfazer acordos que ponham em causa a segurança nacional num conjunto de setores, cuja definição pode ser arbitrária. Em causa está uma alteração à Lei de Segurança e Investimento Nacional que é descrita pelo Governo como a “maior mudança no regime de segurança nacional do Reino Unido em 20 anos”. Além da defesa e da tecnologia militar, os governantes poderão examinar negócios em setores como robótica avançada, inteligência artificial, setor nuclear civil, transporte e tecnologia quântica.

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre/conteúdo em inglês).

The New York Times

Bruxelas vê Orbán como ameaça existencial à UE

Os líderes europeus consideram cada vez mais que o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, representa uma ameaça existencial ao bloco comunitário que se apresenta como um modelo de direitos humanos. Os desafios e a intransigência permanente do chefe de Governo húngaro em temas relativos aos direitos humanos têm criado fissuras entre a UE e a Hungria. No início deste ano, espera-se que o Tribunal de Justiça da União Europeia decida se a Comissão Europeia pode recusar fundos a países que não cumpram as regras do Estado de Direito.

Leia a notícia completa no The New York Times (acesso condicionado/conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: OPEP+, Orbán e emprego em Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião