Estas são as dez áreas onde é mais provável fazer teletrabalho

TI & telecomunicações, media e serviços financeiros estão no pódio das áreas mais flexíveis no que toca ao teletrabalho.

Apenas um em cada quatro colaboradores acredita que a sua empresa regressará a uma semana de cinco dias no escritório nos próximos 12 meses. Porém, o regresso ao escritório a tempo inteiro não é algo que todos os colaboradores desejam, revela um estudo divulgado pela Ricoh Europa. Para estes — os que receiam que o seu empregador opte pelo modelo presencial a tempo inteiro — há outras opções a considerar. Algumas podem implicar mesmo uma reconversão de carreira. TI & telecomunicações, media e serviços financeiros estão no pódio das áreas mais flexíveis no que toca ao teletrabalho.

“Talvez esteja na altura de juntar-se ao boom das demissões, abandonar o seu emprego tóxico e encontrar outro que lhe ofereça maior flexibilidade”, sugere a publicação britânica Metro (acesso livre, conteúdo em inglês). Mas, como começar?

De acordo com o relatório “Remote Jobs & Work From Home Statistics 2022”, elaborado pela Officeology, existem determinadas áreas onde é mais provável encontrar oportunidades de trabalho que permitam o teletrabalho.

É o caso das área de tecnologia da informação (TI) & telecomunicações, meios de comunicação e serviços financeiros. Além de serem os setores que oferecem mais oportunidades remotas, são também aquelas onde será mais provável encontrar companhias que pratiquem a semana de quatro dias de trabalho.

Entre um total de 180.536 oportunidades de trabalho a tempo inteiro e parcial que foram analisados pela Officeology, apenas 13.534 eram trabalhos remotos, isto é apenas 7,5%.

Mas as percentagens sobem quando analisados os campos separadamente: em TI & telecomunicações, 24,8% dos anúncios publicados oferecem a opção de teletrabalho; nos anúncios de emprego que dizem respeito à área dos media a percentagem é de 17,8%; seguindo-se os serviços financeiros (15,7%).

Conheça o top 10 das áreas onde é mais provável poder fazer teletrabalho:

  1. TI & telecomunicações: 24,8%
  2. Media: 17,8%
  3. Serviços financeiros: 15,7%
  4. Ciências Atuariais: 15%
  5. Marketing e relações públicas: 14,6%
  6. Sales: 12,7%
  7. Consultoria de recrutamento e seleção: 11,6%
  8. Caridade e voluntariado: 11%
  9. Seguros: 10%
  10. Lazer e turismo: 9,4%

Consulte aqui o relatório completo que analisou, no decorrer deste mês, mais de 180 mil ofertas de trabalho no Reino Unido, destinadas a uma centena de funções e cidades distintas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estas são as dez áreas onde é mais provável fazer teletrabalho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião