Allianz desce lucro 2,9% para 6,6 mil milhões em 2021

  • ECO Seguros
  • 18 Fevereiro 2022

Provisão de 3,7 mil milhões de euros para resolver um processo judicial nos EUA, opondo a subsidiária de investimento e investidores à volta do fundo Structured Alpha, penalizou contas anuais.

O grupo Allianz faturou 148,5 mil milhões de euros em 2021, crescendo 6,1% face ao anterior em termos ajustados do perímetro de consolidação e das alterações cambiais (sem considerar o efeito destas variáveis, a receita total aumentou 5,7%).

Líder na indústria europeia de seguros, o grupo segurador destaca a evolução das vendas no mercado dos EUA e a contribuição do mercado italiano para a expansão no segmento segurador Vida e Saúde. A área P&C (seguros gerais) beneficiou da evolução tarifária e aumento de volumes, enquanto o negócio de gestão de ativos registou recorde no montante de recursos sob gestão, mais receita e desempenho nas comissões cobradas.

O resultado operacional progrediu 24,6%, para 13,4 mil milhões, impulsionado por rentabilidade na generalidade dos segmentos de negócio, anunciou a companhia explicando que a variação também reflete impacto negativo mais forte da pandemia Covid-19 nas contas de 2020.

“Apesar dos desafios em 2021, a Allianz provou sua resiliência e capacidade de se adaptar, com lucro operacional, incremento de valor nos negócios de Vida, Saúde e Gestão de Ativos, margens de P&C e produtividade fortemente melhorados,” comentou Oliver Bäte, CEO da Allianz SE.

Por segmentos de negócio, o resultado operacional dos seguros P&C (não Vida) cresceu 30,6%, para 5,7 mil milhões, recuperando eficiência na atividade de subscrição. A receita do segmento (incluindo valor bruto de prémios emitidos e comissões) totalizou 62,3 mil milhões de euros, mais 4,8% face a 2020. No termo de 2021, o rácio combinado melhorou 2.5 pontos percentuais (p.p.) para 93,8%.

O negócio Vida Saúde cresceu perto de 6% em PVNBP (sigla que traduz valor atual de novos prémios) elevando a receita aos 78,7 mil milhões de euros. No negócio Life/Health, a Allianz destaca a expansão em anuidades fixas nos EUA e melhoria na gestão de carteiras em França e Itália.

Por fim, a atividade de gestão de ativos subiu receitas 14,3% para 8,4 mil milhões, com o resultado operacional a avançar 22,3%, até 3,49 mil milhões de euros. Giulio Terzariol, Chief Financial Officer da Allianz SE, salienta novo recorde no volume de recursos sob gestão.

Também respeitando à área de gestão de ativos, a companhia contabilizou provisão única de 3,7 mil milhões de euros para resolver o diferendo judicial nos EUA, opondo a Allianz GI a importantes investidores, relativamente a produtos (Structured Alpha Funds). Esperando concluir acordos com investidores que reclamam de perdas sem aviso, o impacto negativo da referida provisão representa menos 2,8 mil milhões de euros no lucro de 2021, informou a seguradora.

Os números preliminares indicam resultado líquido atribuível aos acionistas da Allianz SE a encolher 2,9% face ao ano anterior, para 6,6 mil milhões de euros.

Calculando o rácio de capitalização em 209% (Solvência II), mais 1 p.p. relativamente a 2020, a Allianz SE perspectiva fechar 2022 com lucro de 13,4 mil milhões de euros (+/- 1 M€). Os principais números de 2021 e KPIs do grupo Allianz estão disponíveis aqui.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Allianz desce lucro 2,9% para 6,6 mil milhões em 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião