Cinco apps de saúde mental que tem de experimentar em 2022

O uso deste tipo de aplicações favorece a passagem à ação. Descomplica o processo, diminuindo os obstáculos à implementação de uma ação, defende a psicóloga ouvida pela Pessoas.

saude mental nas empresas

Numa era em que todos sentimos que nos sobra pouco tempo para o autocuidado, ter uma aplicação no smartphone que nos diz: “para e respira fundo” ou que nos guia por uma sessão de meditação de apenas dez minutos, pode ser um benefício. Sobretudo porque bem-estar e saúde carecem de um compromisso diário, de ações persistentes que se tornem hábitos regulares. “Só assim é possível criar-se a mudança pretendida, só assim se assegura bem-estar sustentável”, assegura Filipa Jardim da Silva, psicóloga clínica e coach.

“Para algumas pessoas, o uso deste tipo de aplicações favorece a passagem à ação. Descomplica o processo, diminui obstáculos à implementação de uma ação, torna mais interativo e fazível”, explica a especialista à Pessoas.

Com o início do novo ano, e o habitual traçar de novas metas, a plataforma de benefícios Coverflex sugere algumas aplicações de saúde mental que considera que podem ajudá-lo a alcançar os seus objetivos de bem-estar este ano. Há apps que vão apoiá-lo a implementar novos hábitos, outras que vão ajudá-lo a praticar ioga ou simplesmente recordá-lo de que deve beber água ao longo do dia.

Conheça as cinco melhores e escolha as que vais querer descarregar para o seu telemóvel.

1. Headspace

Considerada uma das melhores aplicações para meditação, a Headspace promete tornar a sua vida mais feliz através de, por exemplo, opções para aliviar o stress, para dormir melhor ou para concentrar-se. O sucesso da Headspace, criada em 2006 com o objetivo de combater a dificuldade de os jovens adquirirem apoio à saúde mental, tem sido tanto que já deu origem a uma série na Netflix.

‍2. Sanity & Self

“You are beautiful, boss babe”. Este é um dos lembretes que podem chegar-lhe, a qualquer hora do dia, com a Sanity & Self. Mas a app pode, também, recordá-lo de beber água, que está na hora de ir dormir ou que deveria ouvir alguma das sessões da própria aplicação, que contam com temas bem variados, desde crescimento pessoal até ao amor próprio ou à dependência das redes sociais. ‍

3. 29K

Lançada mais recentemente, a 29K é a aplicação desenvolvida pela Fundação José Neves, que acredita que o desenvolvimento pessoal tem o poder de mudar o mundo. A 29K quer colocar esse crescimento ao alcance de todos, de forma gratuita e segura. A aplicação conta com sessões de meditação, exercícios e cursos de desenvolvimento pessoal, em formato de vídeo, orientados por embaixadores e validados cientificamente, que abordam temas desde o stress e ansiedade até às relações e valores.‍

‍4. Stop, Breathe & Think

O principal objetivo desta aplicação é fazer um check-up antes de avançar para qualquer tarefa ou lugar. Sempre que aceder à Stop, Breathe & Think, a app vai pedir-lhe para descrever como se sente naquele momento, tanto física como emocionalmente. Depois dessa triagem, a aplicação vai recomendar-lhe a melhor meditação guiada ou sessão de ioga, consoante o seu diagnóstico.

‍5. Fabulous

Esta não é apenas a app onde vai registar hábitos, é a app que vai ajudá-lo a criá-los, para alcançar todos os seus objetivos. A Fabulous promete ser a motivação de que os utilizadores precisam para conseguirem atingir as metas a que se propõem, sejam elas ter um sono de maior qualidade, criar uma rotina matinal, melhorar a produtividade, incluir o exercício físico no seu dia a dia ou controlar a ansiedade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cinco apps de saúde mental que tem de experimentar em 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião