Ordem dos Advogados fomenta apoio legal a cidadãos ucranianos

O bastonário da OA, Luís Menezes Leitão, agradeceu o apoio dos advogados e solicitou que os mais de 400 profissionais que estão a oferecer ajuda legal 'pro bono' contactem a OA.

A onda de solidariedade para com a Ucrânia estendeu-se a vários setores e também na advocacia os profissionais disponibilizaram-se para prestar assistência jurídica gratuita aos cidadãos ucranianos que se encontram em Portugal, bem como àqueles que se venham a dirigir ao nosso país em fuga desta guerra. Em comunicado, o bastonário da Ordem dos Advogados, Luís Menezes Leitão, agradeceu a disponibilidade de todos os advogados que se estão a voluntariar.

“De forma a articular e a transmitir esta disponibilidade à Embaixada da Ucrânia e à Associação Nacional dos Advogados da Ucrânia, a OA solicita que os profissionais que estão a oferecer ajuda legal ‘pro bono’ contactem a OA, através do endereço cons.geral@cg.oa.pt”, explicaram.

A lista dos advogados que se inscreverem será divulgada no site da Ordem dos Advogados e enviada para a Embaixada da Ucrânia e a Associação Nacional de Advogados da Ucrânia. O bastonário declara que as manifestações que nas últimas horas têm surgido de vários advogados que querem apoiar os cidadãos ucranianos, dentro e fora de Portugal, é uma atitude generosa que honra a tradição dos advogados e da sua Ordem na defesa dos mais vulneráveis.

“No espaço de 24 horas, são já mais de 400 advogados, de todo país, preparados para oferecer ajuda legal “pro bono” aos cidadãos ucranianos dentro e fora de Portugal. Antevendo um grande número de questões jurídicas que a guerra na Ucrânia espoletou, OA iniciou a oferta de uma task force jurídica em articulação com a Embaixada da Ucrânia e a Associação Nacional de Advogados da Ucrânia”, referiram.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ordem dos Advogados fomenta apoio legal a cidadãos ucranianos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião