Direto Presidente ucraniano assinou pedido de adesão à UE

  • ECO
  • 28 Fevereiro 2022

Zelensky espera entrar na União Europeia através de um "processo simplificado". Oito Estados da UE apoiam o pedido ucraniano. A Rússia já começou a anunciar sanções em resposta às ocidentais.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, assinou esta segunda-feira o pedido formal de adesão à União Europeia, segundo a conta oficial do Parlamento Ucraniano via Twitter. Oito países da Europa central e de leste apoiam negociações imediatas para a candidatura do país.

O anúncio surge após o presidente ucraniano pedir a adesão imediata do país à UE através de um procedimento simplificado, avançou esta segunda-feira o Politico (conteúdo em inglês). “Pedimos à União Europeia a adesão imediata da Ucrânia por meio de um novo procedimento especial”, referiu Zelensky via Telegram. “O nosso objetivo é estar junto de todos os europeus e, mais importante, estar em pé de igualdade. Tenho a certeza que é justo. Tenho a certeza que é possível”, acrescentou.

A Rússia também começou a retaliar contra as sanções que têm sido impostas. Primeiro, decidiu fechar o espaço aéreo a 36 países e, entretanto, proibiu os cidadãos de transferir dinheiro para fora a partir desta terça-feira. No grupo dos países sem acesso ao espaço aéreo russo inclui-se Portugal, bem como os outros 26 Estados-membros da União Europeia. Isto num dia em que os representantes da Rússia e da Ucrânia estão reunidos, junto à fronteira da Bielorrússia, para tentarem chegar a um consenso que ponha fim à guerra, que já matou mais de 100 pessoas do lado de Kiev.

Acompanhe aqui os principais desenvolvimentos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidente ucraniano assinou pedido de adesão à UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião