Empresas russas “transferem” contas para bancos chineses

As empresas russas estão a movimentar as suas contas para os bancos chineses, numa altura em que o Ocidente aperta o "cerco" aos bancos russos, na sequência da invasão à Ucrânia. 

As empresas russas estão a movimentar as suas contas bancários para instituições financeiras chinesas, numa altura em que os países do Ocidente apertam o “cerco” aos bancos russos, na sequência da invasão à Ucrânia.

“Nos últimos dias, entre 200 a 300 empresas abordaram-nos para abrir novas contas”, revelou à Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês), uma fonte sob anonimato que trabalha na filial de um banco estatal chinês em Moscovo. Este funcionário, apesar de ter contacto direto com as operações, não quis ser identificado nem identificar a instituição financeira, dado que não está autorizado a prestar declarações aos órgãos de comunicação social.

Segundo a agência de notícias, não fica claro a dimensão da “fuga” de empresas russas para bancos chineses, mas a mesma fonte adiantou ainda à Reuters que muitas das empresas que estão a transferir as suas contas bancárias têm operações na China.

“É uma lógica bem simples. Se não se pode usar dólares americanos ou euros, e os EUA e a Europa param de vender muitos produtos, não temos outra opção a não ser recorrer à China. A tendência é inevitável”, sinalizou um empresário, também sob anonimato, à Reuters.

Entre os bancos chineses que operam em Moscovo incluem-se o Industrial & Commercial Bank of China , o Agricultural Bank of China, o Bank of China e o China Construction Bank.

Esta “debandada” surge depois de a União Europeia e outros países ocidentais terem imposto sanções à Rússia, que incluem a exclusão de vários bancos russos do sistema internacional de pagamentos chamado Swift. Recorde-se que a China tem criticado as sanções aplicadas ao país liderado por Vladimir Putin.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresas russas “transferem” contas para bancos chineses

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião