Fundação Oceano Azul procura soluções que valorizem capital natural marinho português. Tem 150 mil euros para dar

A primeira edição do concurso, dedicada ao tema “Take less, Earn more”, vai atribuir 150 mil euros ao projeto vencedor. As candidaturas decorrem até 20 de maio.

A Fundação Oceano Azul lançou o “Blue Natural Capital Challenge”, uma iniciativa inédita em Portugal que desafia economistas a juntarem-se com juristas, cientistas ou marketeers para, em conjunto, desenvolverem instrumentos que contribuam para a valorização económica do capital natural marinho português. A proposta vencedora receberá um prémio de 150 mil euros.

“É urgente reunir esforços para mudar o atual paradigma económico, que não incorpora a valorização dos recursos naturais, contribuindo para a sua destruição ao invés da sua preservação. No caso concreto das pescas, a Fundação Oceano Azul acredita que o crescimento económico deve estar assente na criação de mais valor por unidade de captura, aproveitando a riqueza e diversidade do mar português. O fator diferenciador será a qualidade, e não a quantidade, de peixe pescado, valorizando-se a biodiversidade e o rendimento dos pescadores”, afirma Tiago Pitta e Cunha, presidente executivo da Fundação Oceano Azul, em comunicado.

Sob o tema “Take less, Earn more”, a primeira edição deste concurso quer atrair projetos que valorizem o pescado nas Áreas Marinhas Protegidas (AMP) e áreas envolventes. Desta forma, aumentar-se-á o valor comercial do pescado através da valorização da sua origem, uma garantia de qualidade.

Os concorrentes – que devem submeter as suas propostas até dia 20 de maio de 2022 – são desafiados a apresentar soluções que, simultaneamente, aumentem o valor do pescado nas áreas marinhas protegidas e diminuam o número de capturas. Pretende-se contribuir para um modelo económico mais sustentável e mais produtivo, invertendo a lógica de sobre-exploração do pescado e criando novos mecanismos na ação política.

À proposta vencedora será entregue um prémio de 150 mil euros para a sua implementação, a qual deverá ser uma intervenção de cariz económico, com contributos da área legal e da área de comunicação/marketing.

Datas chave:

1. Propostas submetidas até dia 20 de maio de 2022 através deste link;

2. Avaliação e seleção da proposta vencedora decorre durante o mês de junho de 2022;

3. Desenvolvimento do projeto decorre até 31 de dezembro de 2023.

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