5 coisas que vão marcar o dia

António Costa reúne com líderes europeus para concertar posições sobre a energia, no dia em que são conhecidas as taxas de juro implícitas no crédito à habitação.

Com a subida dos preços a preocupar os líderes europeus, o primeiro-ministro português vai reunir com um conjunto de homólogos de outros países para concertar posições sobre as medidas a tomar perante o aumento dos preços da energia. Serão também conhecidos dados sobre os juros da habitação em Portugal, bem como o trabalho e comércio na Europa. Nos mercados, este será o último dia do PSI-20 como o conhecemos atualmente, já que na próxima semana entram em vigor as novas regras do índice, que se passará a chamar apenas PSI.

Como evoluem os juros da habitação?

Esta sexta-feira, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga a evolução das taxas de juro implícitas no crédito à habitação em fevereiro. As estatísticas de janeiro mostraram que a taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação voltou a cair, para 0,798%. Já considerando apenas o financiamento para “aquisição de habitação”, que é o mais relevante, a taxa fixou-se em 0,812% em janeiro.

Eurostat divulga dados sobre trabalho e comércio

O Eurostat publica as estatísticas relativas ao Índice de custo do trabalho no quarto trimestre de 2021. Para além disso, o gabinete de estatística da União Europeia divulga também esta sexta-feira dados sobre o comércio internacional de mercadorias no bloco comunitário, ao longo do mês de janeiro.

Costa reúne com líderes europeus para decidir posição sobre energia

António Costa vai encontrar-se com o primeiro-ministro de Itália, Mario Draghi, o presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez e o primeiro-ministro da Grécia, Kyriákos Mitsotákis, numa reunião de trabalho que tem como foco a Segurança Energética na Europa, para concertar posições para ao Conselho Europeu dos dias 24 e 25 de março. O objetivo é então ter posições consensualizadas, sendo que Madrid já confirmou que está a ser trabalhada uma proposta luso-espanhola para limitar o preço grossista da eletricidade.

Última sessão do PSI-20 antes de mudar regras

Esta será a última sessão do PSI-20 antes de entrar em vigor a mudança das regras, que vai determinar que o índice de referência se chama apenas PSI e terá uma nova composição, com apenas 15 cotadas. É assim também a última vez que a Pharol, Novabase, Ramada e Ibersol vão estar incluídas no índice, já que na segunda-feira este vai começar a negociar com as novas constituintes.

Greve no Metro de Lisboa

Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa voltam a estar em greve esta sexta-feira de manhã, entre as 05h00 e as 09h00, pelo que está previsto o início do serviço a partir das 9h30. Em causa nesta paralisação, convocada pela Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações, está “a informação que o Conselho de Administração do Metropolitano de Lisboa decidiu enviar aos trabalhadores, desvalorizando todos os problemas existentes nesta área”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião