📹Leão confirma crescimento de 5% para este ano. Economia vai crescer mais de 2% até 2026

João Leão, que não vai transitar para o próximo Governo enquanto ministro das Finanças, comenta as contas públicas de 2021. Défice ficou abaixo de 3% no ano passado.

O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, reage aos dados divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), sobre as contas públicas de 2021. O INE confirmou que mesmo com a quinta vaga no final do ano, o défice caiu de 5,8% do PIB em 2020 para 2,8% em 2021.

Assim, o défice orçamental em contabilidade nacional, a que interessa para comparações internacionais, ficou já abaixo do limitar do 3% ditado pelas regras orçamentais europeias (as quais estão suspensas). Leão confirmou também o crescimento económico de 5% para este ano, apontando que a economia vai crescer mais de 2% até 2026.

Esta poderá ser a última conferência de imprensa do ministro João Leão, já que este não vai continuar no cargo no próximo Governo, que deverá tomar posse a 30 de março. A pasta das Finanças vai ser assumida por Fernando Medina, antigo presidente da Câmara de Lisboa.

Veja aqui o vídeo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

📹Leão confirma crescimento de 5% para este ano. Economia vai crescer mais de 2% até 2026

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião